Milhares de filhotes de quelônios serão soltos no baixo rio Branco no dia 6 de fevereiro deste ano. Será a primeira vez que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará a ação, que também terá a participação de crianças da escola municipal Vovó Tetinha, da comunidade Santa Maria do Boiaçu.
A soltura dos animais será no tabuleiro de Santa Fé, que fica a duas de barco da comunidade ribeirinha. O local é considerado um berçário de tartarugas, tracajás e iaças, que se aglomeram nas praias para fazer ninhos, entre os meses de novembro e dezembro.
Segundo o Programa Quelônios da Amazônia (PQA), estima-se que mil fêmeas desovaram. Cada uma deposita cerca de 100 ovos nos ninhos. Após o nascimento, os quelônios são colocados em piscinas naturais e ficam no local até alcançarem o tamanho necessário para serem soltos no rio em segurança.
A região é a maior área de preservação de quelônios de Roraima. A soltura é a atividade final de quatro meses de trabalho de monitores que acompanham a reprodução das espécies, que vai da desoba à soltura dos filhotes.
A tartaruga-da-amazônia é a principal espécie da região e desova apenas em locais específicos, como é o caso do tabuleiro Santa Fé. O monitoramento é necessário porque as espécies são alvos de caçadores ilegais que tentam capturar os quelônios para vender.
Antes do evento ambiental no tabuleiro, a Equipe de Educação Ambiental – EEA do Ibama realizará atividades educativas na escola da comunidade para sensibilizar as crianças e mostrar a importância de proteger as espécies. O evento terá a parceria da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e do município de Rorainópolis, Sul de Roraima.