O período de férias e festas de final de ano é sempre sinônimo de movimentação nas estradas e aeroportos brasileiros. Sendo o Brasil um país turístico por excelência, é comum que seus habitantes se desloquem para diversos destinos, principalmente os litorâneos. Pesquisa feita por uma plataforma de venda de bilhetes de ônibus registrou um aumento de 43% nas vendas de passagens somente na primeira quinzena de dezembro.
Entre os principais destinos, em primeiro lugar, está o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Praia Grande, praia do litoral sul paulista, e Guarujá, também na mesma região. Tantas viagens, sejam elas feitas por carro, moto, ônibus ou avião, demandam, contudo, paciência. As longas distâncias, somadas ao trânsito e por vezes até aos congestionamentos e esperas para embarque, requerem calma e tentativas de manter o conforto no desconforto.
Use roupas adequadas e confortáveis
Para tanto, seguir algumas dicas é fundamental para suportar melhor as viagens. Um bom primeiro passo consiste em vestir roupas e tênis confortáveis e adequados para o calor que faz em todo o Brasil nesta época do ano. Roupas apertadas aumentam a sensação de calor e podem ser prejudiciais à circulação sanguínea.
Planeje paradas para comer, se movimentar e ir ao banheiro
Uma vez que se passa muito tempo em posição sentada, é comum que os membros inferiores inchem, devido a concentração de sangue nessa região do corpo. Afinal, é a movimentação da panturrilha que impulsiona o sangue para a parte de cima do corpo. Por isso, é importante planejar pausas para movimentar as pernas e se alongar.
É importante planejar para que as pausas também contem com idas ao banheiro. Além disso, o planejamento também deve abranger a alimentação e a hidratação. Por mais que as pausas possam ser feitas em lanchonetes e restaurantes na estrada, é importante garantir água e comida para o trajeto. Nestes casos, optar por comidas leves e pouco condimentadas é o ideal.
Comidas muito salgadas ou muito doces também devem ser evitadas, pois desidratam o corpo. Além disso, demandam mais ingestão de água, o que pode aumentar ainda mais a necessidade de paradas para ir ao banheiro, o que nem sempre é possível. Quem dirige deve evitar comidas pesadas, pois estas demandam mais energia do corpo para digestão, o que pode dar sono ou até mesmo enjoo.
Procure acessórios que ajudem no conforto
Para aumentar o conforto durante as viagens, é possível ainda separar alguns itens que cumprem muito bem essa função, como os travesseiros para pescoço, por exemplo. Podendo ser encontrados nos mais variados formatos e materiais, ajudam na hora de tirar um cochilo e também melhoram a postura de quem está sentado. Alguns modelos são ajustáveis, garantindo ainda mais conforto.
Para um sono ainda melhor, protetores auriculares e máscaras para os olhos auxiliam a criar uma condição mais confortável. Uma alternativa para os protetores auriculares são os fones de ouvido. Assim, é possível colocar uma música relaxante ou aquela de preferência, ou mesmo ficar em dia com os podcasts.
Por fim, é importante levar na bagagem, além das roupas confortáveis, como cuecas plus size, alguns medicamentos analgésicos para dores de cabeça, repelentes contra insetos e também um bom protetor solar, além de livros ou jogos. Garantindo o conforto, é só chegar ao destino e curtir, com menos dores e cansaço.