A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário oficial do futebol brasileiro para a tempora de 2025. O principal destaque é a adaptação ao novo formato do Mundial de Clubes da FIFA que contará com 32 clubes e será realizado entre 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.
Campeonatos estaduais e nacionais
As competições estaduais tiveram início no dia 12 de janeiro, com encerramento previsto para 26 de março, em um total de 16 datas. A Supercopa do Brasil que reúne os campeões do Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, está marcada para o dia 2 de fevereiro.
Já a Copa do Brasil será disputada de 19 de fevereiro a 9 de novembro, em 14 datas, enquanto o Campeonato Brasileiro Série A terá início em 29 de março, com término em 21 dezembro. As séries B, C e D também tiveram seus calendários definidos.
- Série B: 5 de abril a 22 de novembro (38 rodadas).
- Série C: 13 de abril a 26 de outubro (27 rodadas).
- Série D: 13 de abril a 28 de setembro (24 rodadas).
Competições internacionais
No calendário sul-americano, a Copa Libertadores da América ocorrerá de 5 de fevereiro a 29 de novembro, com 19 datas, enquanto a Copa Sul-Americana será de 5 de março a 22 de novembro, com 15 datas. A Recopa Sul-Americana terá os dois jogos da finais marcados para os dias 19 e 26 de fevereiro.
Qual o impacto do Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes, que estreia no novo formato com 32 equipes, terá a participação de 4 clubes brasileiros sendo eles o Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o Botafogo – os quatro últimos campeões da Libertadores garantem vaga direta ao Mundial.
Durante o período do torneio, o Campeonato Brasileiro será interrompido, oferecendo às equipes não envolvidas no Mundial uma pausa de 14 dias, permitindo amistosos ou intertemporada.
Transferências
As janelas de transferências para a temporada de 2025 foram estabelecidas da seguinte forma:
- Primeira janela: 3 de janeiro a 28 de fevereiro.
- Segunda janela: 2 a 10 de junho.
- Terceira janela: 10 de julho a 2 de setembro.