Concursos e Emprego

Carteira de Trabalho Digital passa a oferecer consulta de vagas do Sine

A atualização permitirá aos trabalhadores consultar ofertas de emprego diretamente nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), centralizando os serviços da pasta em um único aplicativo

Para utilizar o serviço, é necessário que o trabalhador mantenha seus dados pessoais e objetivos profissionais atualizados no aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)
Para utilizar o serviço, é necessário que o trabalhador mantenha seus dados pessoais e objetivos profissionais atualizados no aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

Os trabalhadores brasileiros agora têm uma nova forma de acessar vagas de emprego disponíveis através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Essa mudança substitui o antigo aplicativo Sine Fácil, que foi recentemente descontinuado, conforme informado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A atualização permitirá aos trabalhadores consultar ofertas de emprego diretamente nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), centralizando os serviços da pasta em um único aplicativo. A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que as vagas ofertadas pelo Sine em Roraima também estão disponíveis no sistema.

“A Setrabes recomenda que sempre que possível, o trabalhador compareça ao Sine para retirar a carta de encaminhamento pessoalmente. Essa visita também permitirá que ele conheça outras oportunidades, tanto de emprego quanto de qualificação”, disse.

Para utilizar o serviço, é necessário que o trabalhador mantenha seus dados pessoais e objetivos profissionais atualizados no aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. A atualização pode ser realizada acessando o ícone “maleta” na barra inferior da tela ou na aba “emprego” do menu de opções.

Após atualizar as informações, o trabalhador poderá consultar as vagas de emprego disponíveis na seção “vagas de emprego”, onde o aplicativo verificará automaticamente se existem oportunidades adequadas ao perfil informado. Ao encontrar uma vaga de interesse, o usuário poderá selecioná-la e acompanhar os próximos passos através da seção “processos seletivos”.

Serviço mais usado do governo federal, a Carteira de Trabalho Digital registrou mais de 724 milhões de acessos em 2024. Desde a estreia do serviço, 81 milhões de trabalhadores baixaram e entraram no aplicativo, que requer conta no Portal Gov.br.

Além de facilitar a intermediação de mão de obra, a CTPS Digital oferece uma gama de serviços adicionais, incluindo consulta a contratos de trabalho vigentes, histórico de vínculos de trabalho anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações sobre qualificação profissional, canal para denúncias trabalhistas, além de acessos aos extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para mais informações e acesso à plataforma, os usuários também podem utilizar o Portal Emprega Brasil, que requer um único login através do Portal Gov.br para integração completa com os serviços oferecidos.

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