O governador Chico Rodrigues (PSB), candidato à reeleição pela coligação Roraima Unida, afirmou que o Estado vai ganhar mais um instrumento da rede de serviços no combate à violência contra as mulheres. Trata-se da Casa da Mulher Brasileira, a primeira unidade a ser construída na Região Norte.
Conforme o candidato, a construção vai ocupar um espaço de 3.687,45 metros quadrados em um terreno na rua Uraricoera, no bairro São Vicente, zona Sul. “No espaço está prevista a disponibilização dos principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento às mulheres, assegurando a integração dos serviços com o objetivo de evitar a revitimização das mulheres, com um atendimento humanizado e integral”, explicou.
A ação faz parte de uma das estratégias do programa federal “Mulher: Viver Sem Violência”. O governador destacou que, além da proteção às mulheres, a construção da instituição vai gerar mais de uma centena de empregos que serão ocupados por profissionais de diversas áreas. “Depois de pronto, o espaço vai gerar aproximadamente 100 novos postos de trabalho para dar suporte aos serviços que vão funcionar 24 horas”, complementou Chico.
A Casa da Mulher Brasileira vai disponibilizar o Acolhimento e Triagem; Equipe Multidisciplinar; Delegacia, Promotoria e Defensoria Especializada de Atendimento à Mulher; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica das Mulheres; Espaço de Cuidado para as crianças, com uma brinquedoteca; Espaço Multiuso; Serviço de Acolhimento Provisório; e Central de Transportes.
Os recursos para a construção da casa são provenientes da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, com a contra partida do Governo do Estado. O primeiro passo para que a obra comece foi dado no dia 02 de setembro, com a abertura do processo licitatório sob a responsabilidade do Banco do Brasil, tendo como data prevista para o início das obras o dia 25 de outubro de 2014.
Política