Cotidiano

Frota de veículos em Roraima cresce para 283 mil, quase meio carro por habitante

A maior concentração de veículos se encontra na capital, Boa Vista, que possui 244.172 de motos e carros registrados

trânsito carros nilzete
A indicação garante que a pontuação seja registrada no prontuário do verdadeiro infrator. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em 2024, Roraima alcançou a marca de 283.742 veículos registrados, um aumento de 4,69% em relação ao ano anterior, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR). O crescimento revela um dado curioso: com uma população estimada em 636.303 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o estado agora tem quase meio carro para cada pessoa (0,44).

Ainda conforme os dados, dos mais de 280 mil veículos registrados em Roraima, 98.585 unidades são motocicletas e motonetas, enquanto 127.819 são carros, caminhonetes e camionetas. Outros veículos, como caminhões, tratores e ônibus, completam a frota.

A maior concentração de veículos se encontra na capital, Boa Vista, que possui 244.172 veículos registrados. Já outros municípios, como Rorainópolis (9.423) e Mucajaí (5.065) representam outra parte significativa do total estadual.

A diretora de controle de condutores e veículos do Detran-RR, Guaracy Cruz, destacou que, apesar de o número de veículos registrados no estado ser expressivo, a frota circulante em Boa Vista é ainda maior devido à presença de veículos com placas de outros estados, como o Amazonas. “Se entrasse na estatística, com certeza seria algo em torno de 250 mil veículos”, afirmou Guaracy.

A diretora afirmou ainda que em razão de Boa Vista concentrar a maioria dos veículos registrados no Estado, é necessário intensificar as ações de fiscalização e blitze educativas. “A atenção deve ser redobrada para os motociclistas, que de acordo com nossos registros são maioria nas ruas”, acrescentou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.