
A Câmara Municipal de Boa Vista realizará, na segunda-feira (3), a sessão solene que marca o fim do recesso e o início dos trabalhos de 2025. Será a segunda reunião do ano no plenário – a primeira, extraordinária, resultou na aprovação de projetos que previam 1,2 mil servidores da Educação.
Os vereadores da nova legislatura esperam, no encontro, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), que usará a tribuna para fazer leitura da mensagem ao parlamento. Comumente, o gestor municipal elenca desafios enfrentados e as principais ações a executar durante o ano. A assessoria dele ainda não confirmou à Folha se ele participará do encontro.
Por ser um evento solene, não haverá discussão e votação de matérias. Mas na primeira sessão ordinária, que ainda será marcada, o presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Republicanos), divulgará a composição das dez comissões permanentes para o biênio 2025-2026. Os grupos têm a responsabilidade de analisar assuntos e projetos relacionados à sua atuação e orientar a votação das matérias no plenário.
Regimentalmente, o presidente é quem nomeia os vereadores para as comissões por indicação dos lideres dos partidos com representação na Casa, garantindo tanto quanto possível a proporcionalidade partidária. Dentro dos colegiados, os parlamentares escolhem quem serão presidente, relator e membro.
Para a sua terceira gestão, Genilson Costa prometeu continuar o aprimoramento de mecanismos de transparência que transformaram a Casa referência nesse quesito na região Norte, e garantiu agilidade na tramitação das proposituras dos vereadores. “Continuaremos trabalhando para corrigir erros e buscar os acertos”, declarou.
Os parlamentares da nova legislatura já protocolaram 248 indicações, dez Projetos de Decreto e 15 Projetos de Lei. Dos vereadores que já apresentaram PLs, estão: Adjalma Gonçalves (Podemos), Ítalo Otávio (Republicanos) e Pastor Gill Rocha (Podemos), com três, cada. As matérias serão discutidas e votadas ao longo do semestre.