Muitas vezes ouvimos que não ingerir o café da manhã pode ser prejudicial a saúde, mas será mesmo? Um estudo epidemiológico do Centro Alemão de Diabetes (DDZ), publicado no The Journal of Nutrition, mostra que quem costuma pular o café da manhã pode estar mais propenso ao diabetes tipo 2.
A análise dos pesquisadores, com base em seis estudos e feita com 96.175 participantes, mostrou que ao menos 4.935 pessoas desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo. Segundo a pesquisa, as pessoas com sobrepeso ou obesidade possuem um risco ainda maior de desenvolver a doença, devido à alimentação inadequada durante o dia e até mesmo à noite.
Pessoas que não ingerem o café da manhã a acabam ingerindo mais açúcares (Foto: Divulgação)
“O risco passa a ser maior entre as pessoas que não ingerem o café da manhã durante quatro dias da semana, em comparação com os participantes que não fazem a refeição durante três, duas ou uma vez na semana. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi considerado como uma influência durante o estudo” explicou o médico endocrinologista Cesar Penna.
Médico fala sobre a importância do café da manhã (Foto: Divulgação)
Ele explica que pessoas que não ingerem o café da manhã a acabam ingerindo mais açúcares, carboidratos e gorduras durante o almoço, em lanches durante o dia. “Isso pode levar a um aumento no peso e no índice de massa corporal, que pode culminar no diabetes tipo 2” relata.
Segundo o médico, muitos dos pacientes com sobrepeso ou obesidade adotam a prática de pular a primeira refeição. “É comum, as pessoas que tomam café da manhã optarem por um cardápio mais balanceado com frutas e proteínas e evitar alimentos gordurosos pela manhã” diz.
Veja uma receita de um Bolo de Bana no Microondas