Polícia

Dois presos são mortos em briga entre facções que disputam poder

Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho travam guerra pelo controle do tráfico dentro e fora dos presídios de Roraima

Integrantes de facções criminosas entraram em confronto, ontem à noite, na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), zona rural de Boa Vista. Dois morreram e uma das vítimas teve a cabeça decepada e pendurada na grade da carceragem. Não houve fuga, nem rebelião contra o sistema prisional, segundo informou a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) ao descartar as informações preliminares que circularam na internet.
As informações preliminares obtidas foram de três mortes na PAMC, dado desconfirmado pela Secom. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) dois corpos deram entrada a 0h15 desta madrugada no instituto e passam por exame de necropsia neste momento.
Entre os mortos estavam Fábio Carlos Rebelo dos Santos, vulgo “Toró”, de 34 anos e Jaciel Mineiro Silva, de 37 anos. Os dois seriam integrantes regionais do Comando Vermelho (CV). Eles foram assassinados por membros da outra facção, o Primeiro Comando da Capital (PCC), porque teriam perdido os postos de chefia, segundo fontes.
A morte dos dois teria motivado o conflito generalizado na Penitenciária. Minutos depois dos dois assassinatos, membros do CV conseguiram pegar Valdir Alves da Silva Filho, vulgo “Bolivar”, que seria integrante do PCC. Ele ficou ferido.
De acordo com agentes carcerários, o conflito começou no início da noite quando as duas facções se enfrentavam na luta para ter o domínio e controlar o tráfico de drogas dentro e fora da Penitenciária. A ala 09, onde começou a briga, foi totalmente destruída e queimada.
O “rabecão” do Instituto Médico Legal (IML) removeu os dois corpos ainda ontem à noite, após o trabalho da perícia. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também entraram na unidade prisional, mas até o encerramento da matéria não informaram quantos ficaram feridos.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar também foi acionado. A entrada da Penitenciária, na BR-174, foi bloqueada por cinco viaturas do Ronda no Bairro. Apenas a polícia podia passar. A Imprensa ficou às margens da rodovia.
Até o encerramento desta matéria, as viaturas da PM continuavam bloqueando o acesso à Penitenciária. Autoridades policiais e da Secretaria de Justiça (Sejuc) irão se pronunciar somente hoje, após a apuração precisa das informações. (AJ)
Medidas
Em nota, a Secom informou que o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Egídio Gomes de Queiroz, acompanhou todos os procedimentos durante a noite de ontem no presídio. Ele disse que a morte dos dois homens será investigada pela equipe da DGH (Delegacia Geral de Homicídios), que também esteve na Pamc, logo após ser informada do confronto entre integrantes de facções, que resultou nos assassinatos.