Haptefobia: Sentir incômodo com contato físico pode ser sinal de fobia

Medo irracional de tocar em outras pessoas também é conhecido como haptefobia. Profissional pode indicar a melhor forma de tratamento

O medo irracional de tocar em outras pessoas também é conhecido como haptefobia (Foto: Divulgação)
O medo irracional de tocar em outras pessoas também é conhecido como haptefobia (Foto: Divulgação)

Cada pessoa tem sua forma de viver a vida, com suas preferências pessoais. Por exemplo, existem pessoas que não gostam de ser tocadas ou abraçadas, até um aperto de mão. Porém, segundo especialistas na área da psicologia, sentir aversão e um incômodo real com contato físico pode ser sinal de trauma. O medo irracional de tocar em outras pessoas também é conhecido como haptefobia.

Primeiro, os especialistas da área afirmam que não é só porque alguém não gosta de abraçar, isso já automaticamente corresponde a uma fobia. Simplesmente, alguém pode preferir evitar o contato com desconhecidos ou só não gostam da proximidade.

Mas quando se gera um incômodo e desconforto, atrapalhando a sua relação com outras pessoas, é bom investigar um pouco mais o que pode ser. O profissional da saúde pode indicar a melhor forma de tratamento.

Segundo o portal Psychology Today, existem alguns motivos que podem indicar o motivo da falta de contato físico. Confira alguns deles:

  1. Cultura: No Brasil, é muito comum abraçar familiares, amigos e colegas de trabalho. Mas em outros países, o contato físico com pessoas fora do seu ciclo pessoal é reduzido. Na Coreia do Sul e outros países da Ásia, por exemplo, é incomum abraçar colegas e amigos do sexo oposto. Na França, o abraço em lugar público não é tão comum.
  2. Criação: Outro motivo é a criação da pessoa. Em lares onde o abraço não é comum, as crianças crescem estabelecendo um espaço e podem evitar abraçar outros quando adultos. Pesquisas apontam que crianças que vivem em lares sem contato físico podem até associar o abraço com algo negativo.
  3. Saúde mental: Situações que impactam a saúde mental como ansiedade, depressão e baixa autoestima podem também atrapalhar o contato físico. Pessoas ficam desconfortáveis com a proximidade e podem até ficar inseguras com um abraço. Infelizmente, outro problema que pode desencadear a falta de contato físico é se a pessoa passou por algum trauma como agressões e abusos.