Resultado da primeira chamada do Prouni 2025 já está disponível

Selecionados têm até 17 de fevereiro para entregar documentação

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de educação superior particulares (Foto: Divulgação)
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de educação superior particulares (Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, às 18h desta terça-feira (4), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. A lista dos pré-selecionados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Segundo o MEC, 197.080 candidatos foram pré-selecionados nesta primeira chamada. No total, 768.296 pessoas se inscreveram para esta edição, somando cerca de 1,5 milhão de inscrições, já que cada participante pode escolher até dois cursos.

Prazo para entrega de documentos

Os pré-selecionados devem apresentar a documentação comprobatória diretamente na instituição de ensino superior até 17 de fevereiro. Cada faculdade tem normas próprias para o envio dos documentos, podendo ser presencialmente ou de forma eletrônica pelo site da instituição.

Os documentos exigidos incluem identificação do candidato e do grupo familiar, comprovantes de residência, histórico escolar do ensino médio, rendimentos, além de documentos específicos para professores da educação básica, candidatos com deficiência ou em casos de separação, divórcio ou óbito dos pais.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025). Já para bolsas parciais, o candidato deve comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554, em 2025).

Próximas etapas

O resultado da segunda chamada será divulgado em 28 de fevereiro. Quem não for contemplado nas duas chamadas poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 26 e 27 de março. O resultado da lista será publicado em 1º de abril, no mesmo portal do MEC.