Projeto de iniciação científica oferta bolsas de até R$ 400 para estudantes da rede estadual

Programa conta com investimento de R$ 2,5 milhões. Objetivo é fomentar projetos inovadores nos 15 municípios de Roraima

Roraima registrou a matrícula de 77.313 estudantes em 346 escolas (Foto: Divulgação)
Roraima registrou a matrícula de 77.313 estudantes em 346 escolas (Foto: Divulgação)

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) completou três anos de criação e, para celebrar o marco, lançou o edital do programa “Ciência nas Escolas”, destinado a alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual.

O programa conta com investimento de R$ 2,5 milhões, divididos entre recursos do Governo de Roraima e do Sebrae-RR. O montante busca fomentar projetos inovadores em iniciação científica, tecnológica, inovação e empreendedorismo dentro das escolas dos 15 municípios, incluindo escolas dentro das comunidades indígenas. Até 160 iniciativas devem ser contempladas.

Para participar, os professores devem submeter os projetos na plataforma da Faperr do dia 14 de fevereiro até 25 de março, se cadastrar no site para inscrição e preencher todas as informações solicitadas. É necessário anexar os seguintes documentos:

  • Projeto completo (em PDF);
  • Planos de trabalho dos estudantes;
  • Carta de aprovação do Comitê Escolar; e
  • Documentos pessoais dos participantes (RG, CPF, comprovante de matrícula).

No edital, está disponível o cronograma completo com diferentes etapas, seguindo os critérios das propostas avaliadas. O início da execução dos projetos dentro das escolas está previsto para junho deste ano.

Os recursos serão aplicados no financiamento de projetos elaborados por professores e alunos, com bolsas de R$ 450 mensais para docentes coordenadores e até duas bolsas de R$ 400 para estudantes. Além disso, cada projeto receberá um auxílio de R$ 2 mil para aquisição de materiais.

Incentivar esses alunos do ensino fundamental e médio aqui no Estado é nosso objetivo com o projeto, fomentar toda a rede estadual, trazer conteúdos aos estudantes para que consigam fazer trabalhos mais técnicos”, esclareceu o secretário estadual de Educação, Mikael Cury.

A seleção dos projetos será feita por comitês escolares, que poderão indicar até três propostas por etapa de ensino. As melhores classificadas serão submetidas à chamada pública da Faperr.

Etapas do processo

  1. Avaliação interna na escola: Os professores submetem seus projetos ao Comitê Escolar, que seleciona as melhores propostas.
  2. Avaliação pelo comitê científico: O projeto classificado em primeiro lugar na escola será enviado à Faper para análise final.

Os projetos podem abordar qualquer tema científico, mas terão prioridade os que tratam de:

  • Bioeconomia;
  • Robótica Sustentável;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologias Digitais;
  • Empreendedorismo Social, entre outros.