Uiramutã forma primeira turma indígena de técnicos em Enfermagem em Roraima

Formatura foi realizada em comunidade indígena e contou com autoridades, como o prefeito Tuxaua Benísio

Turma de 20 técnicos em Enfermagem formados em Uiramutã (Foto: Divulgação)
Turma de 20 técnicos em Enfermagem formados em Uiramutã (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Uiramutã formou a primeira turma indígena de técnicos em Enfermagem em Roraima, com 20 alunos. Daqui a três meses, mais 12 indígenas da cidade também irão se formar. O curso modular foi ministrado em parceria com a escola técnica Unicless.

A formatura foi realizada nessa terça-feira (4), no malocão da comunidade indígena Uiramutã, ao lado da sede do Município, e contou com autoridades, como o prefeito Tuxaua Benísio (Rede), os secretários municipais Damásio de Souza Gomes (Educação) e José Novaes (Articulação Política), o tuxaua da comunidade, Orlando Pereira da Silva, e o diretor da Unicless, professor Fabrício Martins. Após o discurso das autoridades, os formandos fizeram juramento, receberam certificado e assinaram uma ata.

O tuxaua da comunidade Uiramutã, Orlando Pereira da Silva, entrega o certificado para concluinte (Foto: Divulgação)

Martins explicou que os alunos receberam a formação em Boa Vista, mas fizeram a qualificação profissional em Uiramutã. “Vale ressaltar que tivemos 100% de apoio da Prefeitura, o que nos permitiu formar a primeira turma indígena de Técnico em Enfermagem de Roraima”, observou Martins.

O prefeito Tuxaua Benísio discursa durante a cerimônia de formatura (Foto: Divulgação)

Em discurso, Tuxaua Benísio considerou as dificuldades do Município na área da Saúde e parabenizou os formandos que, segundo ele, agora estão habilitados para atuar em Uiramutã como técnicos em Enfermagem. “Nosso povo ainda é carente em cursos, por isso vou trabalhar para continuar formando nossos jovens”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, anunciou, durante a formatura, que ainda neste ano haverá um curso de Educação na área de Saúde na comunidade indígena Uiramutã e completou: “Vocês, formandos, agora estão aptos a trabalharem na área da Saúde”.

O secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, entrega certificado para a técnica em Enfermagem, Rosiane Pereira (Foto: Divulgação)

Orlando Pereira da Silva afirmou que agora “nossos jovens podem realizar seus sonhos aqui mesmo, estudando e se formando. Me sinto muito feliz por mais esta turma formada”.

Merenda escolar

Damásio de Souza Gomes disse que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd) começou, nesta semana, a entregar merenda nas escolas municipais. A distribuição srerá até o próximo sábado (8), em todas as unidades de ensino de Uiramutã, inclusive as que ficam em regiões de difícil acesso.

O secretário adiantou também que, ainda esta semana, a Semecd irá fazer a segunda chamada de professores e pessoal de apoio que participaram do processo seletivo da Educação. O ano letivo na rede municipal de ensino não sofreu alteração e vai começar como o previsto, no dia 10 deste mês.

A Semecd também já organiza, adiantou o secretário, um seletivo específico para contratar profissionais exclusivos que trabalharão na creche, na sede do Município. O processo provavelmente será na primeira quinzena de março. A previsão é que a creche comece a funcionar em abril deste ano.