![Filme poderá ser assistido gratuitamente pelo Itau Cultural Play (Foto: Arquivo pessoal Gustavo Caboco) Filme poderá ser assistido gratuitamente pelo Itau Cultural Play (Foto: Arquivo pessoal Gustavo Caboco)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/x6YqO1Dn-1.webp)
A partir dessa sexta-feira (7), a plataforma de streaming gratuita Itaú Cultural Play recebe dez novos filmes da região Norte do Brasil, o que amplia a representação da cultura amazônica em seu catálogo. Entre os lançamentos, está o curta-metragem “Kanau’kyba” (2021), produzido em Roraima pelo artista Gustavo Caboco.
A animação tem como mote a Pedra de Bendegó, maior meteorito que já caiu no Brasil, em 1784, na Bahia. Exibido na 34ª Bienal de São Paulo, o curta explora a conexão do povo wapichana com as pedras da terra ancestral e os meteoritos, destacando a resistência da cultura dessa etnia indígena.
Segundo Caboco, “Kanau’kyba” significa “Caminhos das Pedras” na língua wapichana e a obra transita entre paisagens que conectam elementos naturais de diferentes regiões, como a Serra da Lua, em Roraima, e a cidade de Curitiba, no Paraná.
O filme também faz referências simbólicas às cinzas do Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde a Pedra de Bendegó resistiu ao incêndio que destruiu parte do acervo histórico do País.
Ficha técnica de ‘Kanau’kyba’
- Direção: Gustavo Caboco e Pedra do Bendegó.
- Roteiro e pesquisa: Gustavo Caboco, Roseane Cadete e Paula Berbert.
- Produção: Gustavo Caboco e Pedro Pastel Besouro.
- Gerência de projeto: Lucia Angélica.
- Direção da animação: Gustavo Caboco e Carlon Hardt.
- Desenho: Gustavo Caboco.
- Assistente: Felipe Lui.
- Animadores: Carlon Hardt, Juana Carvalho, Robson Vilalba, Lucas Fernandes e Gustavo Caboco.
- Paisagem sonora: Ian Wapichana e Gustavo Caboco.
- Desenho de som: André Nigro.
- Montagem: Gustavo Caboco.
Outros filmes na nova coleção ‘Olhares do Norte’
A Itaú Cultural Play também lança a coleção “Olhares do Norte”, composta por nove curtas e um longa-metragem que exploram temáticas diversas, como a cultura dos povos originários, o humor brasileiro e a preservação ambiental.
Dentre os destaques, está o longa “Águas que me tocam” (Rondônia, 2022), dirigido por Juraci Júnior. O filme documenta a relação das populações do Amazonas e de Rondônia com a água, abordando desde ritos de fé até a luta pela conservação dos rios.
Outro título relevante é “O céu dos Índios Desâna e Tuiuca” (Amazonas, 2018), dirigido por Flávia Abtibol e Chicco Moreira. O documentário apresenta a visão do antropólogo Jaime Diákara, da etnia Desâna, sobre a cosmologia indígena, que associa estrelas a seres humanos na Terra.
O curta experimental “Banho de Cavalo” (Rondônia, 2015), de Francis Madson e Michele Saraiva, também integra o acervo. O filme, baseado em uma expressão popular de Rondônia que significa “colocar-se no lugar do outro”, explora uma narrativa sensorial por meio da imagem e do som.
Como assistir
O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito e pode ser feito pelo site www.itauculturalplay.com.br, smart TVs da Samsung, LG e Apple TV, além de aplicativos para dispositivos Android e iOS e Chromecast.