Inscrições abertas para programa que oferta bolsa maior que Capes e CNPq

Iniciativa prioriza mestrandos indígenas e afrodescendentes e contempla pesquisas em áreas como florestas, agricultura e água

Amazônia (Foto: Divulgação)
Amazônia (Foto: Divulgação)

Estudantes de Mestrado com pesquisas em temas socioambientais, como Justiça Climática, Economia Verde e Bioeconomia têm até 28 de fevereiro para se inscrever no Programa de Bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente para 2025. O programa, criado pelo Instituto Escolhas, já beneficiou 40 bolsistas desde 2016 e busca apoiar pesquisadores nascidos ou atuantes na Amazônia Legal.

A iniciativa prioriza candidatos indígenas e afrodescendentes e contempla pesquisas em áreas como florestas, agricultura, água, sistemas alimentares, fontes renováveis de energia, desenvolvimento sustentável e riscos socioambientais do sistema financeiro.

Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 2.520,00, valor superior ao concedido por instituições como Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

De acordo com Cinthia Sento Sé, responsável pelo programa, a Cátedra Escolhas fortalece o diálogo entre economia e questões ambientais, especialmente na Amazônia, um bioma essencial no contexto da crise climática. “Com o agravamento da crise climática, cada vez mais economistas entendem a importância de dialogar com os desafios socioambientais”, ressaltou.

Critérios de elegibilidade

Os candidatos devem se enquadrar em um dos seguintes perfis:

  • Ter nascido na Amazônia Legal e estar matriculado em um Mestrado em Economia no Brasil ou exterior;
  • Ter nascido na Amazônia Legal e estar matriculado em Mestrado interdisciplinar com linha de pesquisa em Economia e orientador com formação na área;
  • Ter nascido no Brasil e estar matriculado em Mestrado em Economia em uma instituição da Amazônia Legal;
  • Ter nascido no Brasil e estar matriculado em Mestrado interdisciplinar com linha de pesquisa em Economia e orientador da área, localizado na Amazônia Legal.

Os interessados podem acessar o edital e realizar a inscrição pelo site escolhas.org/catedra.