Programa inicia cadastramento para castração gratuita de animais em Boa Vista

Com o objetivo de realizar 600 castrações mensais, o Programa do Bem-Estar Animal iniciou no Cidade Satélite e seguirá para os bairros Pedra Pintada e Pérola

A ação foi aberta a quem não tem condições financeiras para arcar com o custo do procedimento, tornando a castração acessível a todos. Foto: Jader Souza /SupCom ALE-RR
A ação foi aberta a quem não tem condições financeiras para arcar com o custo do procedimento, tornando a castração acessível a todos. Foto: Jader Souza /SupCom ALE-RR

Centenas de tutores de cães e gatos aproveitaram a primeira oportunidade de garantir a castração gratuita de seus animais, nesse sábado (8), na Praça do Tamanduá, no bairro Cidade Satélite. A ação faz parte do Programa do Bem-Estar Animal, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que visa atender à população de Boa Vista com o objetivo de reduzir o abandono e controlar a superpopulação de animais.

O cadastramento foi realizado sob a coordenação do deputado Marcinho Belota (PRTB), idealizador da iniciativa. Com a meta de realizar 600 castrações por mês, o programa visa beneficiar até 6 mil animais até o fim do ano. A ação foi aberta a quem não tem condições financeiras para arcar com o custo do procedimento, tornando a castração acessível a todos.

Akiyama de Souza e a Branquinha. Foto: Jader Souza /SupCom ALE-RR

Entre os primeiros a garantir a castração estava Akiyama de Souza, que levou sua cadela Branquinha para o cadastramento. “Vi essa oportunidade e decidi castrá-la para evitar problemas futuros. Cuidar da saúde do pet é essencial”, afirmou. Janiele Cardoso, estudante e moradora do bairro, também aproveitou para inscrever sua gata de seis meses. “Esse programa vai evitar que ela se perca, já que as gatas costumam fugir quando entram no cio”, explicou.

O deputado Marcinho Belota destacou que a castração será uma ação contínua, com ações em diferentes bairros para facilitar o acesso da população ao serviço. “Vamos garantir que os animais sejam castrados com qualidade e segurança. A castração vai além do bem-estar animal, é uma questão de saúde pública”, afirmou.

Deputado Marcinho Belota, idealizador da iniciativa. Foto: Jader Souza /SupCom ALE-RR

A castração de animais ajuda no controle populacional, prevenindo o abandono de cães e gatos. Ela reduz o risco de doenças graves, como câncer e infecções, além de diminuir comportamentos agressivos e de fuga. A castração também melhora a saúde geral dos animais, prevenindo doenças transmissíveis e contribuindo para a saúde pública ao reduzir a sobrecarga de abrigos e a proliferação de doenças.

Com essa iniciativa, a ALE-RR se tornou a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar um programa próprio de castração, que seguirá para os bairros Pedra Pintada e Pérola. A população pode acompanhar o calendário de cadastramento pelas redes sociais do programa.