![Equipe realizou os primeiros procedimentos até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). (Foto: Divulgação) Equipe realizou os primeiros procedimentos até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). (Foto: Divulgação)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/HBmWjDFC-parto-em-via-publica-5.webp)
O bebê Noah Benício nasceu dentro de um carro de aplicativo em Boa Vista, na avenida Centenário, com a ajuda de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A mãe entrou em trabalho de parto enquanto se deslocava para a maternidade e recebeu apoio dos guardas, que realizaram os primeiros procedimentos até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A equipe foi acionada pela avó da criança, que pediu ajuda ao ver que a filha já estava em trabalho de parto avançado. A guarda municipal Monique Feitosa, que também é técnica em enfermagem, iniciou os primeiros procedimentos enquanto aguardavam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O trabalho de parto estava bem avançado, acionamos o Samu, mas enquanto isso coloquei as luvas e auxiliei a jovem mãe. O bebê nasceu e fiz os primeiros procedimentos para ele chorar. Mãe e criança estavam bem e foram removidas à maternidade”, relatou Monique.
Amanda Lídia, mãe do recém-nascido Noah Benício, contou que ficou aflita com a situação, mas se sentiu mais segura com a chegada dos agentes. “Foi um momento de preocupação, pois só estava eu e minha mãe no carro. A Guarda Municipal foi a primeira a me socorrer. Eles me acalmaram e ajudaram meu bebê até ele chorar. Sou muito grata por tudo”, disse.
Após a chegada à maternidade, mãe e filho passaram por exames e foram liberados. A guarnição responsável pelo atendimento visitou os dois no hospital. Noah nasceu com 2,8 kg e, ao lado da mãe, segue em boas condições de saúde.