Com Tudo
As escolas Olavo Brasil Filho e Monteiro Lobato, da rede estadual de ensino de Roraima, foram premiadas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. Ambas receberão um prêmio de R$ 100 mil cada, valores destinados à aquisição de materiais pedagógicos. A Olintef é uma iniciativa que busca incentivar a educação financeira nas escolas brasileiras, promovendo o aprendizado sobre gestão de recursos, orçamento e consciência financeira desde cedo. Este ano, a competição contou com a participação de centenas de trabalhos de diversas escolas do país, sendo as instituições roraimenses as únicas do estado a conquistarem a premiação..
Com Nada
Quando um profissional da área da saúde pública passa cerca de meio ano trabalhando sem receber salário, é inevitável que o impacto em sua vida financeira e emocional tenha como consequência a desmotivação e a ansiedade por não saber como, nem quando, irá quitar suas contas (tais como água, luz, telefone, supermercado, escola dos filhos, aluguel etc.). E quando se trata de cerca de 140 médicos de um só estado nessa calamitosa situação, esse fato não impacta somente a vida de cada um deles e de suas famílias, mas também (e principalmente) a vida da população de modo geral. Até porque, convenhamos, não é possível um profissional prestar um atendimento de excelência com um problema grave desses. #prontofalei!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/mmuUJtnZ-Social-N01-11.02.25-1024x703.webp)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dos Filtros
Especialistas afirmam que o fato de a Meta ter suspendido os filtros criados por usuários no Instagram não foi à toa. Segundo já se comenta por aí, há uma razão financeira por trás dessa decisão, que começou em 14 de janeiro e pretende banir todos os filtros de terceiros, deixando apenas os da própria empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp. Ainda há um ou outro filtro sendo utilizado, inclusive os do próprio Instagram. Mas, de acordo com
a falação, a própria Meta poderá criar mais filtros de “maquiagem virtual” e disponibilizá-los aos usuários por preços módicos, faturando bilhões com isso.
Do Selo
Na verdade, como se diz por aqui – onde há fumaça, há fogo –, é muito provável que a Meta acabe mesmo vendendo filtros para quem tem perfil nas redes sociais de seus aplicativos. Um exemplo disso é o – até bem pouco tempo cobiçadíssimo – selo azul de verificação, que era disponibilizado gratuitamente para pessoas de relevância em suas respectivas áreas de atuação.
E foi percebendo que esse selo era objeto de desejo dos “simples mortais” que a Meta decidiu ganhar dinheiro com isso. Quem já o tinha antes de 2023 continuou com o selo gratuitamente, mas depois disso, o selinho azul passou a ser vendido por R$ 55 mensais, garantindo a Mark Zuckerberg bilhões de dólares por ano.
Justiça Comunitária
A Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima iniciou os trabalhos de 2025 com abertura e ampla atuação no interior do estado. Destaque para a Jornada Pedagógica do município de Caracaraí, com a palestra “A interação família e escola, o ensino e a aprendizagem em espaços formais e não formais”. Além disso, recentemente foi realizada mais uma ação. Trata-se das palestras na Casa da Mulher Brasileira, com o tema “Saúde Emocional da Mulher: A importância do autocuidado”. Além disso, já há uma agenda definida para as próximas ações, que incluirão oficinas destinadas a servidores, líderes e vice-líderes estudantis, além de alunos da rede estadual.
Justiça Comunitária
Aliás, os temas abordados nas palestras, oficinas e práticas circulares promovidas pela equipe da Justiça Comunitária têm como objetivo fortalecer o bem-estar, aprimorar as relações interpessoais e incentivar o autoconhecimento, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso, além da prevenção de conflitos.
Com ações alinhadas aos princípios da Justiça Restaurativa, que busca difundir a Cultura de Paz, os próximos eventos serão: dia 27 deste mês, em Normandia (Colégio Militarizado Mariano Vieira – CEM XXIX); dias 14 e 15 de março, em Bonfim (Colégio Estadual Militarizado Aldebaro José Alcântara); e dias 27 e 28 de março, em Rorainópolis (Colégio Estadual Militarizado Professora Antônia Tavares da Silva).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
• A coluna de hoje é dedicada à deputada Ângela Águida, que, nesta quarta-feira, recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de idade.
• Também celebrando nova idade hoje, Socorro Cruz e Luiz Rodrigues Pereira. Desde ontem, a Defensoria Pública de Roraima, por meio da Defensoria Itinerante, está na Comunidade Indígena Serra do Sol, no município de Uiramutã, oferecendo diversos serviços jurídicos gratuitos à população local.
• A Defensoria Itinerante permanecerá naquela localidade até quinta-feira, 13, disponibilizando serviços como ação de alimentos, cumprimento de sentença de alimentos, desarquivamento de processos, tomada de decisão apoiada, emissão de segunda via de registro civil e certidão de casamento, interdição/curatela, direito à saúde e divórcio de bens.
• A ação faz parte da mobilização da Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Roraima. Durante a iniciativa, a população terá acesso aos mesmos serviços oferecidos nas sedes da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tá Valendo
Exposição Encontra-se aberta, na Galeria Franco Melchiorri do Sesc Mecejana, a exposição da jovem artista roraimense Alícia Bianca, de apenas 18 anos, intitulada “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”. A mostra permanece naquele local até o dia 18 deste mês.
JM Jazz
Quem perdeu o espetáculo “Priscila, a Rainha do Deserto”, encenado pela JM Jazz Centro de Arte, terá uma nova chance em breve. Haverá reapresentações em Boa Vista nos dias 9 e 10 de maio, no palco do Teatro Municipal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE