Com Tudo
A Secretaria de Cultura e Turismo retomará, em março, o projeto “Tempo de Preservar”, uma iniciativa que busca resgatar e valorizar as histórias e memórias que moldaram a identidade de Roraima. A ação destacará personagens e fatos significativos do passado por meio de séries de vídeos que documentam e compartilham a cultura local. De acordo com a diretora Ananda Azevedo, os vídeos serão lançados todas as quintas-feiras no Instagram da Secult, permitindo ao público acompanhar os conteúdos e se envolver com a história do estado.
Com Nada
Tudo começou com a exclusão de uma integrante de dois grupos institucionais de WhatsApp – um local e outro nacional – que reúnem profissionais de diversas comissões, além de estudantes. A excluída recorreu à Justiça e garantiu seu retorno aos grupos. Houve recurso, mas a decisão foi mantida. Nas redes sociais, ela explicou a situação, e a entidade classista que administra os grupos decidiu, internamente, suspender sua licença profissional. O caso foi parar na Justiça Federal, que deu ganho de causa a ela, restituindo seu direito de trabalhar. Depois disso, a polêmica viralizou, ganhando repercussão na mídia nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre Dor
Dizem que a maior dor do mundo é a do parto, mas isso não é verdade. Um parto normal é, de fato, uma dor descomunal, mas há outra ainda mais dilacerante, que chega a ser desumanamente imensurável para uma mãe: a perda de um filho.
Sem questionar os desígnios do Criador, deveria existir uma Lei Divina proibindo que uma mãe, por qualquer motivo, tenha de enterrar um filho – especialmente ainda criança. Que Deus se compadeça daqueles que, por infortúnio, tiveram a ordem natural da vida abruptamente quebrada, conceda-lhes conforto espiritual e fortaleça sua fé.
Na UERR
Continuam abertas as inscrições para a nova turma do Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa da Universidade Estadual de Roraima, que busca promover inclusão, bem-estar e aprendizado para idosos. São 30 vagas disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais, com inscrições gratuitas até sexta-feira, 14.
Coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, o programa oferece oficinas voltadas para saúde, educação e qualidade de vida. Os interessados devem enviar a documentação exigida no edital para o e-mail [email protected]. As aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 12h, no campus Boa Vista, bairro Canarinho.
Importante
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, aderiu à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola, do Governo Federal. A iniciativa, coordenada pelo MEC, tem como foco combater as desigualdades étnico-raciais e o racismo nos ambientes educacionais.
Em Roraima, foi formado o Comitê Pneerq, que acompanhará e monitorará as ações implementadas nos programas educacionais voltados a essa temática.
Importante II
O Comitê Pneerq em Roraima também acompanhará a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país. Essa legislação é um marco na luta antirracista no Brasil.
De acordo com a presidente do comitê, professora Ana Célia Paz, no estado, além das questões raciais indígenas, serão trabalhadas ações voltadas à educação e cultura afrodescendente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
•A Advocacia-Geral da União emitiu parecer favorável à Assembleia Legislativa de Roraima no caso da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
* Ou seja, a AGU considerou improcedente a ação movida pelo Diretório Nacional do PSD, que solicitava a anulação da eleição da atual Mesa Diretora.
* O PSD Nacional questionava a legalidade do processo eleitoral interno da ALE-RR, alegando ser o terceiro biênio consecutivo com a mesma presidência.
* No entanto, a AGU entendeu que a condução da eleição respeitou os princípios da legalidade e da autonomia do Poder Legislativo estadual, assegurados pela Constituição Federal. #Ponto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tá Valendo
Na Câmara
Ontem, o vereador Marcelo Nunes protocolou na Câmara Municipal de Boa Vista doze projetos de lei de sua autoria. Os PLs abrangem áreas como saúde, educação e empreendedorismo. De acordo com o parlamentar, seu objetivo é fazer um mandato técnico, fomentando discussões de interesse público com um posicionamento pragmático.
Inconstitucionalissimamente
No entendimento do Ministério Público, a lei sancionada pela prefeita de Iracema, Marlene Saraiva, que prevê motorista e três seguranças para ex-prefeitos, é inconstitucional. Ontem, o órgão impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Roraima para suspendê-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.