
Copeiros da escola municipal Pequeno Polegar, no bairro 13 de Setembro, na zona Sul de Boa Vista, estariam sobrecarregados desde o ano passado após desfalques de servidores da copa na unidade escolar. É o que diz denúncia anônima recebida pela Folha BV.
Segundo uma denunciante que não quis ser identificada, de sete pessoas que faziam parte da equipe que distribui merenda escolar, somente duas pessoas estão atuando nos dois turnos na escola.
Ela denunciante ainda afirmou que funcionárias seriam obrigadas a trabalhar também no horário noturno, quando são realizadas reuniões pedagógicas.
“Não recebemos hora extra ou desconto em dias de folga. Essas situações de horários excedentes não estavam descritas no edital”, relatou.
Com a palavra, a Smec
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) informou que trabalha para realizar um novo processo seletivo para contratar merendeiras com a finalidade de atender as demandas das escolas que apresentaram essa necessidade, e que a Pequeno Polegar será uma das contempladas.
Sobre as atividades no período noturno que não estejam dentro das descrições da função específica do servidor, a pasta orienta as equipes gestoras que, quando for necessário realizar reuniões ou outras atividades desta natureza, seja incluído no planejamento uma compensação a carga horária, “sendo essa a orientação seguida pela gestão da escola citada”.