
Durante o período de Carnaval, a prevenção em relação à saúde sexual também deve ser um dos focos para a folia. Para conscientizar os foliões em relação à proteção, folders informativos sobre profilaxia pré e pós-exposição ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de mais de 56 mil camisinhas e gel lubrificante e quatro mil autotestes de HIV serão distribuídos em Boa Vista.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que a distribuição será realizada na Praça Fábio Marques Paracat e em outros pontos do carnaval de Boa Vista, que ainda serão divulgados em breve. Neste ano, a festa será entre os dias 1º e 4 de março.
O que são ISTs?
As IST’s são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, essas infecções também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
A terminologia IST passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
ISTs mais conhecidas
- Herpes genital;
- Cancro mole (cancroide);
- HPV;
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
- Donovanose;
- Gonorreia e infecção por Clamídia;
- Linfogranuloma venéreo (LGV);
- Sífilis;
- Infecção pelo HTLV;
- Tricomoníase.