Durante o verão é possível desfrutar de frutos roraimenses que estão em período de colheita, sendo vendidos em feiras e mercados em maior quantidade, com maior qualidade de aparência e sabor, além de preços mais baratos devido à farta oferta em um mercado estadual que ainda é pequeno.
Segundo Eliezer Campos, engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as três principais frutas produzidas em Roraima que poderão ser encontradas com todas essas vantagens são a melancia, o abacaxi e o melão.
“Esses frutos se desenvolvem melhor no verão devido à melhor incidência solar e à possibilidade do produtor de ter maior controle quanto à irrigação, coisa que não é possível durante o período chuvoso. Além disso, no caso do abacaxi e da melancia, o sabor é mais doce por causa da quantia menor de irrigação em comparação com os dias de chuva. Isso se aplica especialmente para o abacaxi, que é uma das frutas que mais resistem à seca”, explicou.
Além de frutas que estão em período de safra, existem também aquelas que podem até ser produzidas em qualquer época do ano e estão em no ápice da quantidade e qualidade. Campos afirmou que este caso ocorre principalmente com a manga em Roraima.
“Agora que estamos no período de verão, a manga é especialmente promissora, mais do que no resto do ano, pois este é o seu ápice tanto de quantidade quanto de qualidade, por fatores semelhantes ao das outras frutas que mencionei. Como o mercado roraimense é muito pequeno, é comum que haja bastante exportação dela. É um fruto que vejo que é muito mais atrativo para outros Estados do que aqui mesmo”, afirmou.
Além da qualidade de sabor, essas frutas também trazem benefícios para a saúde. A nutricionista Carolina Martins destacou que, no caso da melancia e do melão, além dos muitos nutrientes o alto teor de água presente nelas ajuda a refrescar e afastar o calor do verão.
“A melancia é rica em potássio e magnésio, que faz dela um excelente diurético natural. A parte vermelha é rica em carotenoides antioxidantes, betacaroteno e licopeno, que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol. A parte verde, próximo da casca, também é rica em nutrientes e por isso deve ser consumida sempre que possível. Ajuda a desinchar, fortalece as defesas do corpo e melhora o trânsito intestinal. (…) O melão contém antioxidantes em abundância, incluindo colina, zeaxantina e betacaroteno. Todos proporcionam proteção contra uma gama de doenças que variam de um simples resfriado até o câncer”, apontou.
No caso do abacaxi, Carolina afirmou que quando consumido após algum treinamento, é uma boa fonte de carboidratos para a recuperação muscular imediata, o que evita sua degradação após exercícios muito intensos. Já a manga pode combater a prisão de ventre, controlar a pressão e faz bem para a pele.
“O abacaxi é rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde. Importante destacar sua utilidade como sobremesa após as refeições, devido à presença de bromelina, uma enzima capaz de ‘digerir’ proteínas. A digestão após a ingestão de alimentos mais gordurosos e ricos em proteínas é facilitada. (…) Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta. Além disso, a manga não contém sódio nem colesterol, mas possui uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre eles vitaminas C, B6, A, potássio, cobre e ferro”, explicou. (P.B)