O problema já se estende há tanto tempo que os moradores da Rua Estrela Celeste, no bairro Raiar do Sol, nem sabem dizer exatamente quando tudo começou. Uma obra para instalação de esgoto feita pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) teria sido o motivo para que o asfalto cedesse e criasse uma verdadeira cratera em metade da via.
Com o período de chuvas, a extensão do buraco foi ficando maior e tomando a frente dos imóveis, dificultando a entrada e saída dos veículos particulares. Por causa da fragilidade do asfalto, a passagem de carros pesados agravou o transtorno. De acordo com a estudante Jéssica Macedo, de tanto denunciarem e não terem qualquer resposta dos órgãos responsáveis, os moradores desistiram.
Para tentar amenizar a profundidade da cratera, eles colocaram entulhos, galhadas e até pedras para que veículos possam passar pelo local. Em uma das garagens, onde colocaram blocos de pedras na entrada, a parte traseira do veículo fica rente ao asfalto ao passar. Já em outra casa, o motorista precisa entrar em parte do buraco para poder manobrar e sair da rua.
Contudo, além do entulho para evitar mais acidentes, lixo e animais mortos também estão sendo jogados dentro do buraco. Em julho do ano passado a Folha noticiou o problema, informando que havia uma divergência entre a Caerr e a Prefeitura de Boa Vista sobre quem deveria fazer os reparos no local. Após isso, uma placa de obras da gestão municipal foi colocada na rua, mas nenhuma ação além dessa foi tomada.
“Uma vez caiu um carro aí dentro. Ele [o motorista] não viu a placa que a gente deixou como um alerta. Quando chove, enche de água e fica difícil de ver”, relatou a estudante Jéssica. Com o aumento do buraco, é possível perceber que outras partes do asfalto podem desabar e aumentar o risco das casas irem ao chão.
Para a dona de casa Jussiene da Silva, a cratera é resultado de um trabalho que foi mal feito. “Começou com um buraco pequeno, mas qualquer carro pesado que passar, afunda mais. Quando o caminhão caiu no buraco, precisaram chamar até um guincho. Eu lembro quando fizeram as obras aqui, foi a Caerr. Sempre falamos do problema, mas não resolvem. Eu tenho medo da minha casa cair”, relatou.
Caerr garante que vai verificar situação antes de tomar providências
Por meio de nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que enviou ontem uma equipe até a Rua Celeste, no bairro Raiar do Sol, para verificar in loco a situação.
“A companhia esclarece que, tão logo o problema seja identificado, as providências serão tomadas em regime de urgência”, ressaltou
A Caerr reforçou que ao perceber um problema pontual, os clientes precisam entrar em contato com a empresa por meio dos canais de comunicação oferecidos aos usuários, incluindo o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android), o 0800 280 9520 e o portal da companhia.
DEFESA CIVIL – A reportagem questionou o governo do Estado se iria enviar uma equipe da Defesa Civil para verificar a possibilidade de ocorrerem maiores desabamentos, porém, foi informada que a questão é de responsabilidade da coordenação municipal. A Defesa Civil do município não deu resposta até o fechamento desta matéria. (A.P.L)