Agentes da Divisão de Proteção da Vara da Infância e Juventude, conselheiros tutelares e Polícias Militares, aprenderam 57 adolescentes que estavam em uma festa denominada “Noite do Bailão”. Regada à bebida alcoólica, a festa estava sendo realizada em uma chácara no bairro Senador Helio Campos, na madrugada deste sábado, 19.
Durante a operação, foi autuado de imediato o promotor do evento, o qual responderá ação de infração às normas administrativas, cuja pena é o pagamento de multa de 3 a 20 salários mínimos e, dependendo da reiteração de conduta, pode ocorrer o fechamento do local para eventos.
De acordo com a Chefe da Divisão de Proteção, Lorrane Costa, s jovens foram conduzidos até o prédio da Vara da Infância. Dos 57 adolescentes, somente sete não foram buscados pelos pais, os quais foram entregues ao Conselho Tutelar III, o qual realizará, para alguns, a entrega domiciliar e para outros, o abrigamento, já que alguns destes, estavam sozinhos sem os pais na capital.
Segundo Lorrane, a portaria 010/2001, expedida pela Vara da Infância e Juventude, não permite que crianças e adolescentes permaneçam na rua, praças e eventos desacompanhados de seus pais ou responsáveis legais após 1h da madrugada, bem como de que estabelecimentos permitam a entrada e permanência dos mesmos em eventos.
A operação contou com o apoio de policias, onde realizaram a apreensão de um adulto que, no momento da abordagem, oferecia bebida alcoólica aos adolescentes, também foi feita apreensão de entorpecentes, dinheiro e até uma pequena balança de precisão no evento.
A chefe da divisão, Lorrane, ressaltou que as operações fazem parte da rotina da Divisão de Proteção. “Nosso intuito é realizar esse tipo de fiscalização sistemática em locais com potencial risco às crianças e adolescentes, principalmente neste período de férias”.
Caso alguma pessoa constate a promoção de algum evento clandestino com foco em crianças e adolescentes em seu bairro, ela pode denunciar pelo telefone 3621-5101.