
Atletas de alto rendimento com bons resultados em competições nacionais e internacionais têm até esta segunda-feira (24) para se inscrever no Programa Bolsa Atleta 2025. O cadastro deve ser realizado por meio do Sistema Bolsa Atleta, onde os interessados devem preencher o formulário online e anexar a documentação exigida.
Divulgação dos contemplados
A previsão é que a lista de atletas contemplados seja divulgada entre os dias 22 e 24 de abril. Todas as informações sobre o funcionamento do programa estão detalhadas no edital publicado no final de janeiro.
Conforme o Ministério do Esporte, o edital estabelece critérios e procedimentos para concessão do benefício, além de definir as regras para suspensão e cancelamento da bolsa. Também são detalhadas as formas e prazos para inscrição, prestação de contas e comprovação dos resultados esportivos alcançados pelos atletas.
Quem pode participar
O Bolsa Atleta é voltado a esportistas de alto rendimento que tiveram desempenho destacado em competições oficiais ao longo de 2024, nas modalidades previstas no edital. Além disso, o benefício pode ser concedido a atletas gestantes e puérperas, atletas surdos e seus guias, além de auxiliares do esporte paralímpico.
As categorias contempladas pelo programa incluem base, estudantil, nacional, internacional e olímpica, abrangendo também os esportistas das modalidades paralímpica e surdolímpica.
De acordo com o Ministério do Esporte, o objetivo do Bolsa Atleta é proporcionar condições mínimas para que os atletas possam se dedicar exclusivamente aos treinamentos e competições, seja em nível local, sul-americano, panamericano, mundial, olímpico ou paralímpico.