
Após a primeira reunião da CPI das Terras, nessa segunda-feira (24), realizada em Rorainópolis e focada em ouvir moradores do Sul de Roraima, a presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Dilma Costa, disse estar à disposição pra esclarecimentos sobre a recente denúncia de grilagem de terras na Gleba Baliza, localizada em Caroebe. A reunião da comissão, que teve como objetivo levantar informações e apurar as acusações de ocupações ilegais, gerou uma série de questionamentos sobre a gestão fundiária da região do Sul do estado.
“Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Denúncias precisam ser apuradas de forma séria. O Iteraima se coloca à inteira disposição da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e de todos os envolvidos para esclarecer os fatos”, afirmou Dilma.
A presidente explicou ainda que, até a audiência pública realizada no ano passado em Caroebe, acreditava que a gleba em questão era uma área intocável, mas que, após ouvir os depoimentos dos moradores e receber a orientação do governador Antônio Denarium, passou a atuar na regularização do local.
“O processo de regularização começou com urgência no georreferenciamento, pois não há como regularizar uma área sem esse passo. A Gleba Baliza não está regularizada, e nosso objetivo agora é separar as áreas, identificar as famílias e garantir a regularização de quem cumpre os critérios legais”, completou.
Dilma ainda propôs que as áreas não destinadas às famílias regulares sejam voltadas para a agricultura familiar.