“Muito prazer, estou aqui pra dizer que canto pra minha aldeia, sou parte da teia” o trecho da canção ‘Cruviana’ exemplifica bem quem é o cantor e compositor Neuber Uchôa que completa hoje 60 anos. Com uma trajetória dedicada a música roraimense, Neuber se renova todos os anos como um artista admirado pelos mais diversos públicos e gerações.
O músico nasceu no dia 23 de janeiro e todos os anos promove uma festa para reunir a classe artística de Roraima. Esse ano, o evento ocorre no Porto do Babazinho, a partir das 20 horas.
Entre os convidados estão os artistas Eliakin Rufino e Zeca Preto, que junto de Neuber receberam ‘Ordem do Mérito Cultural’, maior honraria concedida no campo da cultura, no ano passado.
A festa contará com participações de artistas roraimenses (Foto: Divulgação)
Além do trio Roraimeira, sobem no palco, George Farias, João Aroma, Euterpe, Sérgio Barros, Dameric, Liber Uchoa, Jamrock e Banda Garden. Todos artistas que marcaram sua caminhada musical.
Neuber Uchôa
Sua trajetória musical começou aos três anos de idade, no programa do Jaber Xaud, que acontecia no Teatro Carlos Gomes. Desde então não parou mais. Aos nove começou a tocar violão, foi seu primeiro instrumento, confeccionado por seu avô. Suas maiores referências são Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros nomes da música popular brasileira que o inspiraram em seu primeiro momento como compositor.
A sua trajetória musical começou aos 3 anos de idade (Foto: Divulgação)
Eu comecei a minha carreira artística como cantor, em concursos de música na praça do coreto e programa de auditório, dos treze aos dezoito anos. Eu ouvia as músicas da rádio e cantava, naquele ano só tinha uma rádio AM. Após um tempo, fiquei numa espécie de incubadora, onde me transformei além de cantor, em compositor. Transformei-me num ‘cantautor’, que mistura as duas profissões.
Segundo o artista, houve um período em que sentia vergonha de cantar. “Nessa época, como todo jovem a voz foi mudando, foi quando eu encontrei o violão e comecei a me sentir mais a vontade. E comecei a cantar as minhas próprias músicas, a música é como um garimpo, meu universo de compositor também passeia pelas músicas que eu cantava na minha infância” explica.
O artista é declaradamente um apaixonado pela sua terra natal e pela cultura indígena (Foto: Divulgação)
Pai de cinco filhos: Carolina Uchôa (produtora e responsável pela Casa do Neuber), Jr. Caçari, Liber e Tauã Uchôa e a pequena Taura Dessana, fruto de seu casamento atual com a também cantora, Daméric.
Cultura Roraimense
O artista é declaradamente apaixonado por sua terra natal e pela cultura indígena, base fundamental para seu processo criativo e para a qual dedica toda sua obra.
Em sua discografia, 11 discos gravados, sendo cinco solos e seis em parceria, principalmente com Zeca Preto e Eliakim Rufino – os três lideram o Roraimeira, importante movimento cultural que reuniu artistas de variados gêneros, no início dos anos 80 e que resiste até hoje.
Serviço
Aniversário do Neuber
Data: 23 de janeiro
Local: Porto do Babazinho
Endereço: R. Floriano Peixoto, 1292 – Centro, Boa Vista – RR
Ingresso: R$10 (Até 22h)/ R$20 (a partir das 22horas).