Um tenente da Polícia Militar de Roraima procurou a reportagem da Folha ontem, 23, para denunciar que está sendo vítima de um golpe praticado por um suspeito que está usando a imagem e o nome dele como perfil do WhatsApp. A irregularidade consiste em vendas e compras de veículos.
A vítima explicou que ele atua como se fosse um comprador de carros ou motos, faz a negociação toda por mensagens e simula um depósito da quantia de acordo com o preço do veículo ou moto.
O golpista, segundo o tenente, ainda faz anúncios em sites de compras e vendas para atrair novas vítimas. Na hora de pagar, ele simula um depósito via envelope bancário, porém vazio, e entrega para a vítima apenas o comprovante. Quando a vítima questiona se o dinheiro já está na conta, ele alega que, por se tratar de um depósito por envelope, a quantia deve cair em até 24 horas.
A vítima contou ainda que com esse diálogo falso ele consegue convencer as pessoas a inclusive fazerem recibos de compra e venda do item ou até transferência de nomes em cartórios locais. O tenente revelou ainda que já registrou dois boletins de ocorrência no 2º Distrito Policial (2º DP) e espera que a situação seja esclarecida o quanto antes, pois ele teme que algo pior possa ocorrer.
Polícia afirma que está investigando caso
A Polícia Civil informou em nota que está investigando o caso registrado no 2º Distrito Policial. A PC recomenda também que as pessoas devem estar atentas aos casos de estelionato. Os criminosos usam fotos de redes sociais de pessoas conhecidas e se passam por elas em negociações, utilizando-se de anúncios de vendas.
“Nesses crimes, o estelionatário fica intermediando a negociação entre o comprador e o vendedor, até conseguir que o dinheiro da transação seja passado pra ele. Aí, vendedor e comprador são enganados, caindo em um golpe”, completou a nota.