O Governo de Roraima sinalizou na noite de quarta-feira, 23, que deverá pagar os mais de cinco meses de salários atrasados dos servidores terceirizados somente quando as contas públicas do Estado estiverem em situação de equilíbrio. A resposta ocorreu horas após os trabalhadores realizarem mais um ato em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
De acordo com nota publicada na página oficial do Governo em uma rede social, o governador Antônio Denarium se reuniu com uma comissão formada por três servidores. Na ocasião, ele e o secretário da Fazenda (Sefaz), general Eduardo Pazuello, explicaram a situação de calamidade financeira vivenciada atualmente pelo Estado.
Para tranquilizar os servidores, ficou acordado que o Governo fará o pagamento em dia dos salários referentes ao atual ano, enquanto os vencimentos em atrasos só serão quitados quando o Estado apresentar equilíbrio financeiro.
As manifestações públicas dos servidores terceirizados iniciaram após Denarium, na época interventor federal, determinar auditoria em todas as contas públicas do Governo, ficando definido que o pagamento destes trabalhadores só seria efetuado mediante a disponibilidade orçamentária.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) reafirmou o acordo feito entre o governador Antônio Denarium com os servidores terceirizados, ressaltando que pagamento dos valores referentes ao mês de janeira será realizado no dia 4 de fevereiro, e que manterá em dia o repasse dos vencimentos seguintes.
“Em relação aos valores em atraso e que não foram honrados pela gestão anterior, esses por sua vez ficarão como ‘restos a pagar’. O governo se comprometeu a quitar esses valores, de forma parcelada, assim que houver disponibilidade financeira”, finalizou.
*Matéria atualizada às 11h18.