Cotidiano

Você na Folha debate Investimentos na Saúde

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

O governador Antonio Denarium (PSL) ajuizou na semana passada no Supremo Tribunal Federal (PSL) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.059 contra a Emenda Constitucional (EC) nº 48/2016. Com isso, os gastos investidos na Saúde do Estado deixariam de ser de 18% e voltariam para 12%. A Folha foi às ruas saber o que a população pensa a respeito da ação ajuizada pelo governo do Estado.

Bianca Costa, 36 anos, desempregada (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Bom, em minha opinião, ele errou nesse ponto porque a Saúde precisa muito, nós precisamos muito. É uma necessidade muito grande. Quando chegamos a um centro de saúde, não tem medicamentos e nenhum tipo de estrutura para amparar quem precisa dos serviços de saúde. Eu não concordo”.

Daniel Oliveira, 36 anos, militar (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho uma medida boa, mas gostaria de saber qual o motivo, qual a visão dele para manter do mesmo jeito. Eu não me sinto bem informado sobre o plano de visão dele. Acho que a medida pode ou não ser benéfica para a população, porque se ele não quer aumentar o gasto, deve ter uma visão do porquê de ser benéfico, mas estou desinformado”.

Laura Marcelly, 19 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acho que os gastos com saúde pública deveriam aumentar com certeza porque é uma coisa que a gente precisa. Saúde e Educação são o que mais importa. Então, seria melhor se aumentasse. Creio eu que ele deve estar pensando em investir em outras coisas, mas seria melhor se investisse na Saúde”.

Zoraide Barbosa, 41 anos, desempregada (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho que os gastos com Saúde deveriam aumentar porque com o que temos já não conseguimos fazer nada, imagine mantendo 12%. Acredito que deveria aumentar, sim. Acho que ele que está por dentro do governo e deve saber como é que está o caos. Só ele para estudar e saber o que deve fazer”.

William de Souza, 20 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acredito que os gastos deveriam aumentar, sim, por conta da situação que está o sistema da Saúde porque está precário e deveria aumentar para tentar normalizar e deixar mais adequado para a população. No meu ponto de vista, o pedido é errado. Ele não deveria ter feito isso, até porque todos estão vendo como estão os postos de saúde e os hospitais de modo geral”.

Judson Matos, 19 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Os gastos com saúde pública deveriam aumentar sim, porque é uma coisa muito importante. A nossa Saúde está em um estado precário e todo mundo sabe desta situação, então o governador deveria rever isto que ele está fazendo para que nós possamos ter um bom sistema de saúde”.