Cotidiano

Terceirizados mantém esperança de receber salários atrasados

Acampados em frente ao Palácio Senador Hélio Campos desde a manhã de quinta-feira, 24, os manifestantes estão vivendo graças a doações da população

Acampados em frente ao Palácio Senador Hélio Campos desde a manhã de quinta-feira, 24, os servidores terceirizados continuam firmes na esperança de sensibilizar o Governo do Estado sobre a situação de penúria que estão vivendo diariamente, em razão dos sete meses de atraso salarial.

Mãe de cinco crianças, a funcionária Ivana Reis contou a FolhaWeb que já não sabe mais como suportar o drama de estar com seus vencimentos atrasados. O grupo de trabalhadores ainda chegou a ter uma conversa com o governador Antônio Denarium (PSL) na manhã de hoje, mas a proposta para o fim do acampamento grevista continuou a mesma da última reunião.

“O acordo que ele nos propôs foi pagar o mês de janeiro no próximo dia 4 de fevereiro, e o restante atrasado com o décimo no decorrer do tempo, se sobrar dinheiro. Nós não aceitamos, porque um mês de salário não dá para nada. Queremos pelo menos três salário”, disse.

Ao todo, segundo os grevistas, mais de 1.500 funcionários terceirizados estão com os salários atrasados, sendo a única forma de sustento para a grande maioria. A situação só não é desesperadora graça a solidariedade da população.

“Durante a cobertura da imprensa, nós fizemos o pedido para que a sociedade pudesse nos ajudar com doações, e fomos atendidos. Algumas pessoas vieram até nós e deram o que podiam naquele momento. Somos gratos por isso, mas queremos que o Governo nos ajude”, completou.

Por enquanto, os funcionários vão permanecer acampados até que a Administração Estadual dê uma resposta válida para a desmobilização do movimento.

“A gente pede para que outros funcionários também compareçam até a barraca e fortaleça o nosso movimento. Nós sabemos que existem funcionários que estão com bem mais de sete meses de atraso. Esse é o momento de cobrar o que é seu de direito”, salientou a trabalhadora Rosângela Cavalcante.

OUTRO LADO – Por meio de nota, o Governo informou que apesar da atual situação econômica em que o Estado se encontra, é possível atualizar os salários de 2019 dos trabalhadores das empresas terceirizadas.

“No dia 4 de fevereiro será feito o pagamento referente ao mês de janeiro de 2019. Os meses seguintes serão pagos normalmente”, destacou.

A nota reforça ainda que os valores referentes aos anos anteriores serão pagos quando a situação financeira do Governo apresentar equilíbrio. 

*Matéria atualizada às 14h31.