Cotidiano

Altas temperaturas e estiagem devem prosseguir até o fim do mês de março

Volume de chuvas no Estado deverá aumentar apenas na metade do mês de abril e, enquanto isso, estiagem vai continuar a castigar

O roraimense deverá enfrentar mais um mês de temperaturas elevadas. Conforme o meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, a incidência de chuvas para março deverá se manter abaixo do esperado. “As chuvas que deverão cair vão servir apenas para amenizar parcialmente o clima seco que cobre todo o Estado. Ela será benéfica principalmente no que diz respeito aos focos de incidência, mas nada que faça muita diferença”, disse.
Conforme o especialista, a estiagem é resultante do fenômeno climático conhecido como El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “Esse fenômeno basicamente forma um corredor climático que impede a vinda de nuvens de chuva, aumentando ainda mais as temperaturas no Estado”, explicou.
As últimas chuvas que vêm caindo no Estado têm se concentrado em localidades isoladas, principalmente na região Sul do Estado. A expectativa é que a situação venha a normalizar-se apenas na segunda quinzena de abril. “A incidência de chuvas em Roraima está se dando de forma esporádica, ou seja, sem tanta intensidade. Nós temos registrado, por exemplo, chuvas tímidas no Cantá [Centro-Leste] e no Alto Alegre [Centro-Oeste], mas nada que faça diferença. No Sul do Estado, a incidência está sendo um pouquinho maior devido ao fato de ser muito próxima ao Amazonas, que nos últimos dias tem enfrentado um grande volume de chuva nesse verão. O período chuvoso aqui é bem atípico das demais regiões do País. Aqui, o início é pelo mês de abril, com término em setembro. Os maiores picos são esperados para os meses de maio a julho”, pontuou.