Cotidiano

Ministerio aprova leilão para energia em Roraima

A previsão é que o leilão seja realizado em 16 de maio e é o primeiro do tipo

O Ministério de Minas e Energia aprovou a abertura da consulta pública para sobre o leilão para aquisição de energia para o sistema isolado de Boa Vista e localidades conectadas, a partir de 2021. Esse leilão foi criado com a portaria MME 512/2018, de dezembro do ano passado e a minuta com as regras será publicada no site do MME.

— A previsão é que o leilão seja realizado em 16 de maio e é o primeiro do tipo. Serão ofertados dois produtos para a garantia do suprimento de Roraima a partir de 2021:

Produto Potência exige capacidade de modulação de carga e flexibilidade para a operação variável. Para as soluções a gás natural ou energia renováveis, incluindo ou não tecnologias de armazenamento, o prazo para contratação será de 15 anos, podendo ser declarada inflexibilidade anual de geração de 50%. Para os demais casos, o prazo contratual será de sete anos;

Produto Energia, exclusivo para fontes renováveis, com ou sem tecnologias de armazenamento, sendo o compromisso de entrega caracterizado por um montante anual de entrega de energia. O prazo de contratação neste produto será de 15 anos.