Um homem que estava transportando mais de oito quilos de ouro e aproximadamente R$ 65 mil em espécie foi preso pela Polícia Federal quinta-feira, 24, em Boa Vista. Levado à Superintendência da PF, confessou durante interrogatório que o ouro foi extraído de uma região de garimpo ilegal no Rio Mucajaí, interior de Roraima, com uso de uma balsa de propriedade dele. Ele foi preso por usurpação de matéria-prima da União, crime com pena de até cinco anos, além de multa.
Para chegar até ele, os policiais federais investigaram uma informação sobre um provável transporte de drogas que ocorreria em uma área de chácaras próximo ao Rio Água Boa, na zona rural de Boa Vista. Por volta das 13h do mesmo dia, uma equipe da PF se deslocou para a região da denúncia para vigilância e abordagem de veículos. Ao abordar um veículo com três integrantes, o motorista informou que estava à procura de um imóvel para comprar.
“Ao identificar sinais de muito nervosismo, os policiais suspeitaram da versão contada, de forma que procederam à busca no interior do veículo. Neste momento, encontraram os valores e uma bolsa com 11 barras de ouro, além de joias” informou a polícia.
Além do dinheiro e do ouro, também foi apreendido o veículo Hilux SW4 utilizado para o transporte do material. O preso foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde permanece à disposição da Justiça. Qualquer pessoa pode denunciar a prática de crimes à Polícia Federal por meio do telefone (95) 3621-1500.