O parlamentar de Roraima em destaque na Folha deste sábado, 26, é o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas), que assume seu segundo mandato em fevereiro. O médico oftalmologista afirma que dará continuidade às ações voltadas para a Saúde, tanto na melhoria dos serviços, quanto para impedir que a população fique doente.
Em entrevista à Folha, o deputado afirma que manterá os investimentos para a compra de material médico-hospitalar, bem como a entrega de ambulâncias e vans para transportar os pacientes com doenças crônicas que residem nos municípios para tratamento na capital.
“Tem muitos pacientes que fazem hemodiálise e quimioterapia que tinham dificuldades para se deslocar para Boa Vista. Conseguimos garantir todos esses automóveis para trazê-los para cá e levá-los com segurança para os seus municípios”, destacou.
O deputado ressaltou ainda que obteve outros investimentos realizados no primeiro mandato, como viabilizar a implantação de uma unidade de radioterapia em Roraima, prevista para ser entregue em junho deste ano, e a implantação de uma unidade de diagnóstico precoce de câncer graças à captação de recursos de R$ 30 milhões em parceria com a senadora Ângela Portela (PDT).
“Desta forma, os nossos pacientes não precisarão mais se deslocar para os grandes centros em busca de atendimento médico, bem como o Estado terá um lucro considerado, já que não terá mais gastos com esse tipo de situação”, enfatizou.
Ainda no campo da saúde, o deputado afirmou que trabalhará no combate à proliferação das doenças através de investimentos na infraestrutura dos municípios do interior.
Uma delas é a melhoria das condições sanitárias de Uiramutã, com implantação de fossas, banheiros e sumidouros em várias comunidades. Outra é da instalação de dez quilômetros de esgoto sanitário no município de Iracema.
“Além de ser um passo para o desenvolvimento dessas localidades, também é de melhoria da saúde da população, principalmente das crianças que têm muito contato com essas águas de má qualidade e que ainda acabam se tornando veículos de doenças infectocontagiosas”, disse.
Outras obras de infraestrutura previstas são de recuperação de vicinais, iluminação pública em todos os municípios, construção de unidades básicas de saúde no interior e obras de asfaltamento de ruas na capital.
SEGURANÇA PÚBLICA – Já com relação à Segurança Pública, o deputado destacou que manterá o envio de recursos para equipar as instituições, no sentido de dar condições para o enfrentamento do crime organizado.
No passado, o parlamentar obteve verbas para compra de equipamentos de mergulho, motos aquáticas e automóveis do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Internet e energia serão prioridades no segundo mandato, afirma Hiran
Gonçalves explica que a instabilidade energética e a má qualidade dos serviços de Internet em Roraima também farão parte de suas bandeiras na Câmara Federal, em especial, por conta do momento complicado vivido no Estado que ainda depende da energia elétrica de Guri.
“O serviço que atualmente abastece o Estado não é confiável e podemos ficar sem ele a qualquer momento, principalmente por conta da crise política que o país vizinho vem sofrendo durante os últimos anos. Temos que lutar, em bancada, para que consigamos interligar Roraima ao sistema nacional de energia elétrica”, complementou.
No caso da Internet, o parlamentar frisa que a má qualidade do serviço dificulta o acesso à informação, o que acaba fazendo com que o Estado fique “para trás” perante as demais federações.
“Também precisamos resolver com urgência esse problema em torno do fechamento diário com correntes da BR-174, na fronteira com o Amazonas, em um determinado horário, o que contraria a nossa Constituição Federal, que nos garante o direito de ir e vir”, ressaltou.
Deputado deve priorizar reformas tributária e da Previdência
No cenário político nacional, Hiran Gonçalves diz que trabalhará pela resolução das reformas da Previdência e tributária ainda este ano no parlamento. No caso da previdenciária, o parlamentar explica que ainda são muitas as questões que devem ser analisadas, como quais serão as categorias inclusas, os pontos controversos, se serão privados os direitos de alguns em detrimento de outros, entre outras dúvidas.
“Temos, como exemplo, os militares que já sinalizaram que querem um tratamento diferenciado. Daqui a pouco, os professores também vão querer. Existem também as argumentações para tentar preservar cada vez mais os seus direitos já consagrados na forma que estão”, avalia.
O parlamentar diz ainda que acredita na necessidade de simplificar a tributação e a cobrança de impostos através da reforma da Previdência, conforme tem sinalizado o ministro da Economia, Paulo Guedes.
“O pacto federativo é outra questão que deve ser revista pela Câmara Federal, no tocante aos repasses dos recursos para os Estados e municípios, pois, acabam deixando de lado os municípios que são instituições mais próximas da população”, acrescentou.
Por fim, Hiran Gonçalves ressaltou que a liberação do porte de arma no Brasil deve ser analisada de forma minuciosa, principalmente, por conta de o assunto criar muita polêmica. “Muitas pessoas acham que não é suficiente ter uma arma em casa. Querem o direito de portá-las, o que levantará discussões muito aprofundadas no Congresso Nacional com vários matizes de pensamento. Devemos estar preparados”, concluiu.
ESPECIAL – Para melhor informar a população, a Folha de Boa Vista iniciou uma série de reportagens especiais com todos os deputados federais eleitos e reeleitos. O objetivo é esclarecer aos leitores quais os focos no primeiro semestre do mandato que se inicia no dia 1º de fevereiro.
A Folha pretende entrevistar nos próximos dias todos os demais parlamentares eleitos. Além dos deputados Jhonatan de Jesus (PRB), Haroldo Cathedral (PSD), da deputada Shéridan (MDB) e de Hiran Gonçalves (PP), a população poderá conferir os planos dos deputados Édio Lopes (PR), Nicoletti (PSL), Otaci (SD) e Joênia Wapichana (Rede). (P.C.)