Política

Nicoletti quer viabilizar exploração mineral em Roraima

Deputado federal recém-eleito explica que o objetivo é regulamentar a medida para trabalhar de forma consciente e com preservação ao meio-ambiente

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Antônio Carlos Nicoletti (PSL) tem como objetivo inicial as ações que proporcionem oportunidades de emprego e renda para os roraimenses. Uma delas é a viabilização da exploração mineral no Estado.

À Folha de Boa Vista, o deputado explica que a medida considera as características de Roraima e visa ajudar a promover a regulamentação da atividade de forma consciente, evitando o desequilíbrio ambiental.

“Queremos uma exploração sustentável preservando o meio ambiente e gerando, dessa forma, arrecadação para o Estado e reduzindo os ilícitos ambientais”, afirma Nicoletti.

O deputado eleito afirma que também deve atuar na questão ambiental, mas em combate ao ambiente burocrático, que a seu ver cria impasses para o desenvolvimento regional e do pequeno produtor rural.

“Atuarei também fortemente na regularização fundiária e desburocratização das licenças ambientais para nossos agricultores, objetivando aumentarem suas produções”, declarou.

IMPORTAÇÃO – Uma forma de também acelerar o desenvolvimento do Estado e gerar mais empregos e renda, para Nicoletti, é fortalecer a exportação de produtos através da fronteira do município de Bonfim com a Guiana. Para o parlamentar, a maneira de acelerar este processo é com criação de melhores condições de acesso e estradas na região.

“A construção da rodovia que interliga nosso Estado à Georgetown é uma prioridade. Ela que abrirá acesso ao canal de exportação e importação aumentando nossa arrecadação tributária, gerando emprego e renda para os cidadãos roraimenses”, avalia.

Em Brasília, outro objetivo de Nicoletti é traçar estratégias na Câmara dos Deputados para viabilizar projetos que são necessidade do povo de Roraima, como deixar de depender da distribuição de energia elétrica da Venezuela, especialmente, no momento de instabilidade política do país vizinho. “Estaremos juntos ao governo federal articulando o mais rápido possível o Linhão de Tucuruí para interligação de Roraima ao sistema nacional de energia elétrica”, explica.

Concursos públicos na área de segurança

Policial rodoviário federal de carreira, o deputado também quer mudar uma realidade sobre a qual tem conhecimento profundo: dos órgãos de fiscalização em Roraima. A iniciativa, elaborada por Nicoletti, é de garantir neste primeiro momento de mandato uma melhor estrutura aos órgãos fiscalizadores e de segurança pública estaduais e federais.

“Vou trabalhar para trazer recursos para dar seguimento aos concursos públicos na área e promover maior segurança nas fronteiras, com um número maior de efetivos mais bem capacitados e equipados”, esclarece o parlamentar.

Além de todas as ações, o deputado também visa articular com o governo federal para acelerar o enquadramento dos servidores da União; combater a corrupção mediante aprovação de leis e fiscalização; fomentar o turismo e esporte no Estado que, em sua opinião, foram “esquecidos pelas gestões passadas”, e atuar para trazer recursos para Saúde e Educação.

“Nosso objetivo como parlamentar federal é estar sempre trazendo recursos para o Estado de Roraima de forma consciente nas áreas que realmente necessitem”, afirmou. “Temos que fiscalizar o emprego destes recursos até sua destinação e utilização final, quer seja em obras ou aquisição de produtos, insumos e serviços”, concluiu.

ESPECIAL – Para melhor informar a população, a Folha de Boa Vista iniciou uma série de reportagens especiais com todos os deputados federais eleitos e reeleitos. O objetivo é esclarecer aos leitores quais os focos no primeiro semestre do mandato que se inicia no dia 1º de fevereiro.

A Folha pretende entrevistar nos próximos dias os demais parlamentares eleitos. Até o momento, a reportagem já apresentou os planos de Nicoletti, Édio Lopes (PR), Shéridan (PSDB), Haroldo Cathedral (PSD), Jhonatan de Jesus (PRB) e Hiran Gonçalves (PP). A população poderá conferir ainda os planos dos deputados federais eleitos Otaci (SD) e Joênia Wapichana (Rede). (P.C.)