Cotidiano

Pacientes reclamam de atendimento em posto

Usuários do Posto Olenka Marcellaro voltaram a reclamar de agendamento para consultas odontológicas, com espera que chega a ser de mais de um mês

Pacientes do Posto de Saúde Olenka Marcellaro, situado na avenida Mário Homem de Melo, no bairro Caimbé, zona Oeste, voltaram a reclamar da dificuldade para marcar consultas odontológicas. Alegam que até conseguem agendar horário, mas precisam remarcar o atendimento por causa de problemas no posto. Com isso, só surgem vagas para um mês depois da primeira marcação. A unidade de saúde também atende a moradores de bairros vizinhos. Esta é a segunda vez no ano que pacientes reclamam deste mesmo inconveniente.
Um administrador de empresa, de 59 anos, disse que havia agendado consulta para segunda-feira passada. Ele chegou no horário marcado, às 10h, e foi informado, na recepção, que não poderia ser atendido por falta de água no posto. Então, reagendaram-no para o dia 8 de outubro. Além de remarcarem a consulta para quase um mês depois, ele informou que as pessoas só conseguem ser atendidas até as 11h para conseguir marcar consulta, sendo que o horário de agendamento é das 8h às 12h. “Por que temos de chegar até as 11h se o expediente deles é até o meio-dia?”, indagou.
Outros usuários relataram que, além da demora para remarcar horário de consulta, os médicos que atendem no posto chegam por volta das 9h para iniciar o atendimento. Uma paciente confirmou a demora para atendimento odontológico em outras unidades. “Fui ao Hospital Coronel Mota no mês passado e só consegui consulta para daqui a seis meses”, disse.
Uma servidora da unidade de saúde, que preferiu não se identificar, afirmou que o procedimento de agendamento é determinação da Secretaria Municipal de Saúde e que todos os postos de saúde seguem esta orientação. “O atendimento aqui para agendar consulta vai de 8 às 12h e de 14 às 18h. Seguimos este horário e qualquer pessoa que deseje marcar consulta, pode vir durante estes períodos”, frisou.
PREFEITURA – A Folha tentou contato com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura para saber sobre o problema de consultas odontológicas no posto, mas não houve retorno. (T.C)