Política

Deputados e senadores eleitos tomam posse hoje

A posse na Câmara dos Deputados será às 10h (Horário de Brasília), enquanto os trabalhos no Senado só serão iniciados a partir das 15h

Tomam posse nesta sexta-feira, 1º, os deputados federais e senadores eleitos e reeleitos nas eleições gerais de 2018. Na Câmara dos Deputados, a solenidade no Plenário Ulysses Guimarães está prevista para ocorrer às 10h (Horário de Brasília), enquanto no senado, os trabalhos serão iniciados às 15h.

O ritual em ambas as casas será o mesmo de sempre: Os parlamentares serão chamados para responderem à lista nominal individual e fazerem o juramento de posse. Na Câmara, os trabalhos serão comandados pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Já no senado, o responsável por conduzir a sessão será o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

RENOVAÇÃO – A nova legislatura inicia marcada por um dos maiores índices de renovação da história do país desde a redemocratização. Na Câmara, por exemplo, dos 513 deputados federais, 243 foram eleitos no ano passado, enquanto os demais já integravam a Casa.

A renovação, neste caso, é de 52%, ficando atrás somente das legislaturas de 90, que teve uma renovação de 62%, e 94, com índice de 54%. Em Roraima, das oito cadeiras, metade será ocupada por novos parlamentares (Haroldo Campos, Antônio Nicoletti, Otaci Barroso e Joênia Wapichana), enquanto as demais permanecem com deputados eleitos em 2014 (Shéridan Oliveira, Jhonathan de Jesus, Hiran Gonçalves e Édio Lopes).

“É uma expectativa muito grande continuar o nosso trabalho como deputado federal, representando Roraima, um trabalho que procuramos fazer aqui em Brasília com muito amor, com muito afinco, com muita luta, para conseguir recursos e melhorar a qualidade de vida das pessoas do Estado”, destacou o deputado Jhonatan de Jesus (PRB).

Já no senado, das 54 vagas que estavam em disputa no ano passado, 46 será ocupada por novos nomes, uma renovação de 87%. Vale lembrar que ao contrário dos deputados federais, o mandato de senador vai até oito anos.

Em Roraima, das três cadeiras que tem direito, duas serão ocupadas por novos senadores (Mecias de Jesus e Chico Rodrigues). A exceção fica apenas para Telmário Mota, que havia sido eleito nas eleições de 2014.  

“Temos buscado nesse curto espaço de tempo, junto ao Governo Federal e todas as esferas públicas do Brasil, meios para tirar Roraima do atraso que vive até hoje. Quero ressaltar que começa um novo tempo para o nosso Estado, e independe de partido, cor, raça ou religião, o senador Meciais estará trabalhando pelo povo de Roraima”, salientou o senador Mecias de Jesus (PRB).

PRESIDÊNCIA DAS CASAS – Além da posse, deputados e senadores vão definir a composição da nova mesa diretora da Casas. A votação deve ocorrer após a conclusão dos trabalhos de posse dos senadores, às 18h.

Para a presidência da Câmara, o registro de candidatura terá que ser feito até às 17h. Os nomes pré-confirmados até o momento são: Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Ricardo Barros (PR-PR), Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Além de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentará a reeleição.

Já o senado deverá ter oito nomes da disputa, sendo eles: Alvaro Dias (PODEMOS-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amim (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (Sem Partido-DF) e Tarso Jereissati (PSDB-CE).