Moradores da travessa Nicolau Hostman, do bairro Mecejana,denunciaram nesta sexta-feira, 01, transtornos causados pela falta sistema de drenagem e esgoto que é liberado diretamente no igarapé Jararaca que passa pelo bairro. Outra reclamação dos moradores é que a rua não possui asfalto,após a ponte que interliga a rua.
Segundo a população que mora no local, o mau cheiro deixa o ar irrespirável. Além deste problema, os dejetos que saem do local vão parar direto em uma área de buritizal próxima das residências no período chuvoso e acaba transbordando nas casas.
Em 2017, a equipe da Folha fez uma reportagem sobre a mesma denúncia. Na época a Prefeitura informou ter ciência do problema e que a previsão de iniciar os trabalhos de recuperação seria no mesmo ano, o que não resolveu o problema. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) também esteve no local e fez a mudança na rede de canalização que passava pela ponte, mas segundo os moradores os problemas persistem.
Na manhã desta quinta-feira, a FolhaWeb esteve novamente no local e confirmou a veracidade da denúncia. De acordo com a costureira Rejane Gomes, que mora há 20 anos no bairro, a situação é insustentável.
“Uma boa parte da rua é asfaltada, mas depois da ponte não tem asfalto, o que é perigoso pois essa é a única saída dos moradores, ficamos ilhados. E no período do inverno acumula água, e sem ter para onde escoar a água entra pelo banheiro. Já o esse odor de esgoto é diário. Nós chamamos a prefeitura e a Caer e eles não resolvem nada”, afirma.
Para Eleonor Lima, que mudou-se recentemente para o bairro o maior problema enfrentado por ela é a poeira causada pela falta de asfalto na rua. “Todo dia nós limpamos a casa, deixamos as janelas fechadas e mesmo assim entra, nós precisamos de infraestrutura. Principalmente por causa da ponte”, explica.
OUTRO LADO- A equipe da FolhaWeb entrou em contato a Caer, que informou que a implantação e manutenção do sistema de drenagem não é de responsabilidade da Companhia, e sim do município de Boa Vista.
“Em relação a rede de esgoto, a empresa enviará uma equipe ao bairro Mecejana até a próxima segunda-feira (04), para fazer a verificação in loco e tomar as providências necessárias, caso haja necessidade.
A Companhia ressalta que não recebeu nenhuma reclamação sobre o funcionamento da rede de esgoto por meio do telefone: 0800 280 9520, e que essa comunicação é fundamental para o envio da equipe e agilidade na verificação da demanda.
Além disso, a empresa disponibiliza outros canais diretos de comunicação que o cliente pode usar e tirar suas dúvidas, por meio do endereço eletrônico: www.caerr.com.br e o aplicativo de celular Mobile Caer”. A Prefeitura ainda não se posicionou.