Deputado Federal pelo estado de São Paulo, Eduardo Bolsonaro falou sobre a situação energética em Roraima em sua página pessoal no twitter nessa sexta-feira (01). Segundo o político, Roraima enfrenta situação de caos energético.
“O caos se aproxima! Sem a importação de energia da usina de Guri na Venezuela, Roraima fica sem luz. No passado Maduro já ameaçou cortá-la. O sistema elétrico de Roraima não é interligado ao restante do país pq as linhas de transmissão não podem passar sobre reservas indígenas”
Energia em Roraima
Atualmente, o Ministério de Minas e Energia discute um plano de contingencia para atendimento a Roraima, caso ocorra a suspensão do suprimento de energia da Venezuela para o estado. A alternativa já testada no ano passado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico é o uso de usinas do parque térmico local, que atendem parte da demanda da capital Boa Vista.
O plano para substituir a importação de energia do país vizinho foi discutido pelo secretário de Energia Elétrica, Ricardo Cyrino, em reunião com o governador de Roraima, Antonio Denarium; o diretor-presidente da Roraima Energia, Orsine Oliveira; e os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica André Pepitone e Efrain Cruz. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30 de janeiro, no MME.