O Governo do Estado decidiu adiar o início das aulas da rede estadual de ensino em um mês. As aulas estavam previstas para iniciar já na segunda-feira, 04 e foram adiadas para 07 de março. A informação começou a ser veiculada no início da noite de hoje, 01, e foi confirmada à Folha pela secretária de Educação (Seed), Leila Perussolo, por telefone.
Entre os motivos para o cancelamento do início das aulas estão: a falta de adequação do Orçamento Estadual de 2019; as condições que a gestão recebeu a Seed do governo passado; o recém retorno dos professores que estavam cedidos à outras instituições, entre outros motivos.
“Diante deste cenário desfavorável ao desenvolvimento de uma educação de qualidade, destinada a toda a sociedade roraimense e considerando o compromisso político de zelar pelo processo de ensino e aprendizagem, pelos padrões mínimos de qualidade para a educação, pelas condições dignas de trabalho, para os professores e pelo bem estar da comunidade escolar, torna-se imperativo o adiamento do início do ano letivo de 2019, em toda a rede pública estadual de ensino, para o dia 07 de março”, declarou.
Na nota, a secretária afirma ainda que encaminhará o esclarecimento aos órgãos competentes como o Ministério Público do Estado de Roraima, Conselho Estadual de Educação de Roraima, Conselho Tutelar de cada jurisdição, como também o novo Calendário Escolar para o ano letivo de 2019.
“Portanto, o corpo docente terá suas atividades docentes suspensas, retornando as suas unidades de ensino no dia 28 de fevereiro de 2019. Por conseguinte, a Secretaria estará elaborando um novo calendário escolar, com a participação democrática do Sinter, OPIRR e outras organizações”, ressaltou a secretária.
Confira a matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 02