Cotidiano

Ruas e residências não têm identificação

Encontrar um endereço no Araceli Souto Maior é uma missão difícil até mesmo para quem mora no bairro

A falta de placas indicando os nomes das ruas e até de números das casas torna praticamente impossível a identificação da localização das ruas do bairro Araceli Souto Maior, zona Oeste. Isso tem sido a causa de reclamações frequentes dos moradores. Segundo eles, o problema tem prejudicado os moradores, que deixam de receber correspondências e encomendas dos Correios, gerando transtornos para quem procura algum endereço no bairro.
Não existem placas indicativas e que vai ao bairro sente dificuldade de encontrar uma rua. Em algumas vias, os números das casas são aleatórios e não seguem uma padrão definido, o que dificulta ainda mais localizar um endereço. Os próprios moradores desconhecem as ruas e quem busca algum endereço sempre pergunta se há algum comércio como referência.
A dona de casa Lúcia Vieira, moradora da rua Rio Ereu, disse que é comum encontrar pessoas perdidas por não saberem a rua que procuram. “As pessoas perguntam por uma rua e fica difícil dar a informação porque não há placa indicando o nome e, muitas vezes, elas nem sabem em que rua estão. Para ajudar, perguntamos se tem alguma referência e se é perto de algum comércio”, disse. 
A comerciante Maria Glória disse que o problema da falta de sinalização é antigo e até agora não foi resolvido. “A Prefeitura precisa tomar alguma providência e colocar as placas nas ruas para ficar melhor para nós e para quem vem ao bairro”, disse.
O pedreiro Geraldo Pinto reclamou da dificuldade das pessoas em localizar sua residência, o que faz perder oportunidade de trabalho. “Dou meu endereço, mas as pessoas dizem que não o encontram. Até amigos que vêm me visitar pela primeira vez não encontram minha casa. Quando chegam ao bairro, eles me ligam para eu ir buscá-lo onde estão. É uma dificuldade”, frisou.       
PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que realizará um estudo em alguns bairros da cidade, incluindo o Araceli Souto Maior, para identificar as ruas e residências que necessitam das placas de identificação.
CORREIOS – A assessoria de imprensa dos Correios de Boa Vista informou que a entrega em domicílio é feita desde que atendidas as seguintes condições: logradouros com condições de acesso e de segurança ao empregado postal, existência de placas indicativas de nomes nas ruas, imóveis com numeração de forma ordenada, individualizada e única, entre outras. (R.R)