A Roraima Energia firmou no último dia (17) um convênio com o Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil-IEPTB (Sessão Roraima), passando, assim, a encaminhar para protesto dividas referentes ao fornecimento de energia elétrica cujo atraso seja superior a 90 dias. De acordo com a empresa, a ação tem foco voltado à adimplência dos seus clientes que frequentemente apresentam contas de energia elétrica em atraso
A Roraima Energia enviará ao Instituto, a relação dos clientes que se encontram inadimplentes e o valor do respectivo débito. O cliente será intimado e terá um prazo, informado na intimação, para quitar a sua pendência.
Caso a situação de inadimplência persista, o seu nome será protestado em Cartório de Títulos de Documentos e somente retirado da lista de devedores após o pagamento da dívida. Cabe destacar que, além do protesto, o nome do cliente inadimplente também será negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, dentre eles o SERASA.
Vale lembrar que o protesto no Cartório de Títulos e Documentos gera, além da obrigatoriedade do seu pagamento, o pagamento adicional de custas e emolumentos para sua retirada do protesto.
“Alerta que aquele cliente que deixar a sua conta em atraso, ao receber a notificação do IEPTB, deverá providenciar o imediato pagamento da dívida com a Roraima Energia, caso contrário estará passível de ter o seu título protestado além do pagamento de emolumentos”.