Uma investigação de combate ao tráfico de drogas desencadeada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) resultou em uma operação que se encerrou na manhã de ontem, 5, com a prisão de um casal que estava com três quilos de pasta base de cocaína e aproximadamente R$ 15 mil. O entorpecente vinha da Venezuela e era vendido no Estado em garrafas de plástico.
A ação teve início na tarde de segunda-feira, 4. Foram presos um mecânico de 24 anos e uma operadora de caixa, de 26. Eles vinham sendo investigados por tráfico de drogas e associação para o mesmo crime pela equipe da DRE.
De acordo com informações do diretor do Denarc, Fernando Olegário, os policiais estavam monitorando o mecânico há várias semanas, mas somente na segunda-feira foi possível identificar o local que servia como ponto de esconderijo da droga. A suspeita da polícia é de que o imóvel servia para o armazenamento do entorpecente enquanto era distribuído a outros traficantes que tinham a função de abastecer os diversos pontos que comercializam os produtos em Boa Vista.
Os policiais passaram toda a segunda-feira acompanhando a movimentação do mecânico e identificaram que suas atitudes eram similares ao negócio de “Disque-Entrega” e que estaria recebendo possíveis compradores na própria residência.
Os investigadores entraram na casa e comprovaram que havia drogas no local. Inicialmente, o casal foi detido e nas buscas que ocorreram no interior do imóvel foram apreendidas três garrafas pet com pasta base de cocaína, com aproximadamente um quilo em cada recipiente. Além disso, foi apreendida a quantia de R$ 14.958 em notas trocadas, possivelmente dinheiro do tráfico.
O mecânico confessou sua participação no tráfico, dando detalhes de sua atuação, colaborando com a equipe da DRE. O casal foi autuado em flagrante e, posteriormente, encaminhado para audiência de custódia.
Segundo o diretor do Denarc, a Polícia Civil está trabalhando de forma integrada para combater o tráfico de drogas. Ele destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes da DRE e do Denarc, uma vez que se trata de algo complexo e que demanda muito tempo de investigação para que se obtenha êxito.
“Temos uma equipe de profissionais que se dedicam incessantemente para combater o tráfico de drogas em Roraima. Temos recebido apoio da Delegacia Geral que está reforçando as equipes não somente com efetivo, mas com outros instrumentos específicos para o combate ao tráfico. Nossa meta é seguir as diretrizes da Delegacia Geral intensificando as investigações, para um combate mais eficiente a esse tipo de crime”, destacou Olegário. (J.B)