Cotidiano

Bolsistas da UFRR denunciam atrasos de auxílios

À Folha, os estudantes afirmam “ é uma imensa falta de respeito com quem depende desses auxílios para continuar na Universidade”.

Bolsistas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), procuraram a Folha Web, nesta quarta-feira, 06, para denunciar atrasos da Universidade, nos repasses de auxílios moradia, alimentação e transporte além das bolsas de estágio como a Pró-acadêmico.

De acordos com os estudantes a situação ocorre há dois meses. Segundo uma das acadêmicas da instituição que prefere não ser identificada, o atraso ocorre desde setembro de 2018. Ela informou ainda que a situação é desrespeitosa.

“Recebo auxílio-alimentação e transporte, em setembro e novembro do ano passado atrasou. Só saiu no final de dezembro”, afirma. Ainda conforme a estudante, na época, a UFRR afirmou que não havia repasse. “Não sabíamos ao certo o que estava acontecendo. Disseram aos estudantes que não tinha verba, e depois descobrimos que havia sim. Voltamos no departamento financeiro e descobrimos que tinham colocado os dados dos alunos ocorrendo assim problemas no pagamento de todas as bolsas”, disse.

“Já este ano, em janeiro estava previsto para sair até o dia 15 e não saiu, outros alunos foram lá e para cada um eles dão informações contraditórias. Enfim, é uma imensa falta de respeito para quem depende desses auxílios para continuar na Universidade”, explica. Outra estudante da instituição relata que precisa do auxílio da bolsa Pró-acadêmico para pagar o aluguel. “Eu preciso da bolsa para sobreviver! É com ela que pago meu aluguel, faço compras, recarrego meu cartão de ônibus e me mantenho na cidade. Não moro com meus pais, mas a universidade achou que eu não preciso receber nenhum auxílio”, relatou a bolsista.

Outro Lado — A Universidade Federal de Roraima, informou que os pagamentos já foram solicitados e serão efetuando ainda no mês de fevereiro de 2019. O atraso no pagamento dos auxílios (moradia) e refeição ocorreu em virtude da mudança de ano e a consequente necessidade da emissão de um novo empenho orçamentário.

O empenho já foi emitido e a solicitação para os dois pagamentos já encaminhado para a Pró-reitoria de Administração da UFRR.

Quando questionado o atraso das demais bolsas, a instituição não quis se pronunciar.