Cotidiano

Ministério prepara leilão para sistema de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública sobre um novo leilão de energia para o sistema de energia isolado de Boa Vista

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública sobre um novo leilão de energia para o sistema de energia isolado de Boa Vista e suas localidades conectadas, no norte do estado de Roraima.

Por meio da licitação, o governo brasileiro quer conceder PPAs de 15 anos para projetos de energia renovável e convencional que entrem em operação comercial a partir de 1º de janeiro de 2021. A data prevista para o leilão é 16 de maio.

Roraima é o único estado brasileiro não interligado à rede nacional. Desde julho de 2001, o estado é abastecido por eletricidade da Venezuela, através de um sistema de transmissão que fica na fronteira. O gerador é a empresa venezuelana Corpoelec, que tem um contrato de fornecimento até dezembro de 2021.

O leilão planejado faz parte do plano do MME de garantir o fornecimento de eletricidade para mais de 200 locais no norte do Brasil. Em março, o ministério deu às distribuidoras quatro meses para apresentar, por meio de sua agência Empresa de Pesquisa Energética, propostas para seus mercados consumidores isolados nos próximos cinco anos.

“A inovação permite aumentar a participação de fontes renováveis ​​nessas regiões, atualmente servidas principalmente por usinas termoelétricas movidas a diesel”, disse o MME na época.

Com informações da Agência Brasil