Esporte

Estadual é adiado pela 3ª vez por conta do novo sistema da CBF

Nova plataforma de registros e transferências da CBF tem causado problemas de regularização de atletas nas 27 federações brasileiras

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), os dirigentes e representantes de São Raimundo, Náutico, Baré, Atlético Roraima, GAS e Rio Negro, times confirmados no Campeonato Roraimense deste ano, decidiram pelo adiamento da competição: do dia 14 para o dia 21 de março.
Esta é a terceira vez que os clubes adiam o Estadual pelo mesmo motivo: dificuldades provocadas pelo novo sistema de registros e transferências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas isso é um problema que tem ocorrido nas 27 federações brasileiras.
Tendo em vista a implantação do novo sistema, o diretor-administrativo da FRF, Denílson Silva, participou de um curso para aprender a manusear a novidade da CBF e é o único do Estado capacitado para orientar os clubes a regularizarem seus atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade.
O sistema antigo, segundo Silva, obrigava os clubes a enviarem para as federações locais a relação dos atletas, contendo documentos como identidade, CPF e os contratos de cada. Agora, é dos clubes a responsabilidade de solicitarem o registro direto para a CBF, por meio da internet – mas até que os nove clubes estejam informatizados e capacitados para manusearem a nova tecnologia, a FRF fará o registro dos jogadores.
Na CBF existe uma comissão formada por quatro pessoas que analisam a “papelada” de cada atleta. De acordo com o diretor da FRF, um dos objetivos da criação do sistema é combater a falsificação de identidade. Uma assinatura no contrato diferente da identidade pode fazer a comissão reprovar a regularização de um jogador no BID.
Em Roraima, o atual campeão estadual São Raimundo é o único regularizado para a competição deste ano. Na reunião de ontem, o presidente da FRF, Zeca Xaud deu um veredito final para os clubes que ainda trabalham a regularização dos atletas: “quem não tiver regularizado até dia 18 de março, está fora do campeonato”.
Por sinal, os clubes mais prejudicados com o novo sistema são os pequenos, como os de Roraima, que, na maioria das vezes, não possuem elenco fixo e contratos longos. No Estado, é comum a prática em contratar jogadores de fora, forçando os times passarem por inúmeras burocracias. Mas os grandes também são afetados. O Palmeiras, por exemplo, esteve desfalcado dos recém-contratados Alan Patrick e Dudu devido às dificuldades provocadas pelo novo sistema.
TABELA – A tabela do Campeonato Roraimense foi divulgada nesta sexta. Atlético Roraima e Náutico abrem a competição, no dia 21  de março (sábado), às 17 horas. No jogo de fundo, às 19h15, o Baré encara o GAS. No dia 24 (terça), tem a estreia do atual campeão São Raimundo contra o Rio Negro, às 19 horas. Em seguida, às 20h50, é a vez do duelo entre GAS e Atlético Roraima. Os jogos serão realizados no estádio Ribeirão.
O Estadual será dividido em dois turnos. No primeiro, as seis equipes duelam entre si, e o time que somar mais pontos será o campeão da fase, e garante vaga na decisão. Já no segundo turno, os times serão divididos em dois grupos de três. O A será composto por Náutico, GAS e Baré, enquanto o B terá São Raimundo, Atlético Roraima e Rio Negro. As duas equipes de cada grupo que somarem mais pontos avançam para a semifinal. A final do turno será no dia 2 de maio.
Já a decisão da competição entre os campeões dos turnos está marcada para o dia 5 de maio. Caso um time vença os ambos os turnos, automaticamente será o campeão.