A Força-Tarefa de Logística Humanitária vai realizar neste domingo, 10, mais um processo de interiorização de imigrantes venezuelanos em Roraima.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Operação Acolhida, 240 pessoas serão contempladas na ação. Elas deverão ser encaminhadas para Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Hoje o embarque está agendado para 21h, uma família embarca para Natal, na modalidade “vaga de emprego sinalizada”. Na terça-feira, 12, o embarque de mais uma família e um venezuelano acontece às 12:50, com destino à Santa Catarina. Na quarta-feira, 13, 12 migrantes serão interiorizados no estado do Rio Grande do Norte na modalidade Institucional, de abrigo para abrigo. O embarque está previsto para as 19:30h.
Já no dia 15 de fevereiro, 225 venezuelanos decolam para Curitiba, onde alguns serão acolhidos por instituições não governamentais, e outros seguirão destino para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A partida está prevista para as 8h.
A interiorização é um processo voluntário, no qual todos os beneficiários são previamente registrados e recebem auxílio na obtenção da documentação necessária para regularização no Brasil. A Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima – Operação Acolhida – , certifica que cada indivíduo esteja devidamente vacinado e com seus exames de saúde atualizados.
Até o momento, cerca de 4.400 solicitantes de refúgio e migrantes oriundos da Venezuela já foram realocados para outras partes do país, por meio da estratégia de interiorização promovida pelo Governo Federal.