Surgimento de broto mamário ou pelos pubianos antes de 9 anos de idade são sinais de puberdade precoce de acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna. O aumento da velocidade de crescimento e progressão dos características sexuais na criança são outras manifestações dessa condição de saúde.
“A puberdade precoce é o início do desenvolvimento de características sexuais secundárias antes da idade esperada. O diagnóstico é feito pelo exame físico através do estadiamento puberal, os casos são mais comuns em meninas, mas também atinge meninos que podem apresentar o aumento do volume testicular. Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais nas meninas e crescimento do pênis e alteração na voz nos meninos, costumam aparecer a depois dos 9 anos de idade” relata o médico.
O diagnóstico é feito por exames físicos e laboratoriais (Foto: Divulgação)
Segundo ele, esses sintomas devem ser acompanhados por um médico endocrinologista, que irá avaliar os sintomas por meio de Exames laboratoriais, Raio-X de idade óssea de mão e punho e Ultrassonografia pélvica com doppler de artérias uterinas (meninas).
Pais devem ficar atentos aos primeiros sinais nos filhos (Foto: Divulgação)
“Esse exame deve aferir o diâmetro uterino, volume uterino, relação colo uterino/corpo e volume ovariano. A partir dai, será necessário o acompanhamento do paciente documentando a progressão da puberdade a cada 3 a 6 meses” explica.
Apesar de ser uma condição benigna, o encaminhamento para endocrinologia pediátrica também é indicado.
Fonte: Graffo