Cotidiano

Setor cresceu 26% em Roraima

Com a evidência do Monte Roraima, o número de visitantes saltou para 68% na intenção de visita ao Estado e as expectativas são animadoras

Colocar a mochila nas costas e pegar a estrada é prazeroso para quem visita ou mora em Roraima. No extremo Norte do Brasil, um pedaço da Amazônia reserva lugares inesquecíveis, únicos e cercados de belezas naturais. Alguns escondem mistérios como o Monte Roraima, localizado na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. O monumento natural ganhou destaque no cenário nacional em uma novela da Rede Globo e hoje atrai milhares de turistas de todo o mundo.
Outros pontos turísticos mais visitados são a Serra do Tepequém, Serra Grande, Baixo Rio Branco, com potencial para a pesca esportiva, lago do Robertinho e Fazenda Castanhal.  Serras, cachoeiras, atividades no campo com oferta de serviços levam tranquilidade a quem deseja receber boa energia da natureza.
A Capital, Boa Vista, encanta com o Centro Histórico e a hospitalidade dos moradores. O pôr do sol observado durante um passeio de barco no Rio Branco conquista qualquer visitante.
Todo esse potencial turístico de Roraima tem sido explorado e o reflexo está na geração de renda e emprego, fatores que favorecem o desenvolvimento do Estado. Segundo informações do Departamento de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o setor turístico tem crescido cerca de 26%. Com a evidência do Monte Roraima, o número de visitantes saltou para 68% na intenção de visita ao Estado e as expectativas são animadoras.
O diretor do Departamento de Turismo da Seplan, Ricardo Peixoto, tem uma longa experiência no ramo turístico e ressalta que o setor vive uma nova era. “Em 2015, três hotéis se instalaram em Boa Vista. Investidores estão com interesse em apostar em Roraima”, disse ao ressaltar que o Governo do Estado quer investir no setor turístico. “Nosso departamento vai informatizar os registros hoteleiros, possibilitando participar do cadastro nacional do Ministério do Turismo”, explicou.
Uma das primeiras medidas é a reativação do Centro de Informações Turísticas, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, que ainda no mês de março passará a funcionar 24 horas. O trabalho será em parceria com a iniciativa privada e instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).
A gestão pretende aderir ao Programa Viaja Mais, que tem por objetivo fortalecer o turismo interno com o público da Melhor Idade, levando inclusão social. O programa do Ministério do Turismo visa dar incentivos para aposentados e pensionistas poderem viajar. A ideia é que os assistidos pelos programas sociais da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) sejam beneficiados pelo programa.